Reunida em Montreal, Rede ICLEI lança nova visão para a era urbana

Governos locais e regionais de toda a Rede do ICLEI estão promovendo uma transformação urbana global.

20 de jun de 2018

Reprodução

No Congresso Mundial ICLEI, em Montreal, o Conselho da Rede anunciou uma nova visão estratégica para enfrentar os desafios de desenvolvimento da atual era urbana. Essa visão, delineada no Compromisso de Montreal do ICLEI, amplia a ambição para o desenvolvimento sustentável e traça de um caminho em direção à mudança urbana sistêmica.

 

O compromisso também substitui formalmente as 10 agendas urbanas que norteavam o trabalho e ação da Rede, e apresenta caminhos estratégicos para o desenvolvimento sustentável: uma abordagem dinâmica que posiciona os governos locais e regionais para implementação de mudanças sistêmicas em suas comunidades.

 

Essas vias interconectadas, que guiarão a estratégia organizacional do ICLEI até 2024 incluem:

  • Desenvolvimento de baixa emissão
  • Desenvolvimento baseado na natureza
  • Desenvolvimento circular
  • Desenvolvimento resiliente
  • Desenvolvimento equitativo e centrado nas pessoas

 

 

Os escritórios e secretariados regionais, desde o Japão até o Brasil, já estão trabalhando diretamente com governos locais e regionais para avançar ao longo destas vias. A partir de junho de 2018, mais de 130 iniciativas e ações concretas estão listadas no Plano de Ação ICLEI Montreal, também apresentado na ocasião do Congresso Mundial.

 

“Líderes municipais e regionais em toda a Rede do ICLEI estão ampliando sua ambição e agindo globalmente,” ressaltou Ashok Sridharan, prefeito da cidade alemã de Bonn e recém-eleito presidente do ICLEI. “Nós nos reunimos no Congresso Mundial, em Montreal, para revigorarmos a ação coletiva e nos mantermos como percursores da mudança no contexto urbano.”

 

Com a urbanização acelerada, nações e atores globais estão reconhecendo a importância das cidades para fazer frente aos desafios globais climáticos e de sustentabilidade. As áreas urbanas são responsáveis por 70 por cento do consumo global de energia e emissões de gases de efeito estufa relacionados. Enquanto isso, a expansão urbana está acelerando as mudanças no uso de terra e a perda de biodiversidade global, que vem ocorrendo a taxas sem precedentes. Isso faz o trabalho no nível local, como o promovido pelo ICLEI, crucial para atingir objetivos globais.

 

“A transformação urbana ao redor do mundo vai alterar a trajetória do desenvolvimento global,” disse Gino Van Begin, Secretário Geral do ICLEI. “O Compromisso de Montreal e a Visão Estratégica da Rede são um trajeto e uma promessa para avançar os objetivos e aspirações estabelecidos na agenda global de desenvolvimento sustentável.”

 

Confira o texto completo do Compromisso ICLEI Montreal, a Visão Estratégica e o Plano de Ação ICLEI Montrealaqui.