Recife inaugura usina solar no Hospital da Mulher e avança na agenda climática

Iniciativa é realizada no contexto do LEDS Lab, que visa melhorar a capacidade das cidades para o desenvolvimento de projetos financiáveis

05 de ago de 2021

Crédito: Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) inauguram, nesta quarta-feira, a usina solar fotovoltaica do Hospital da Mulher do Recife (HMR). A partir da fonte renovável de energia, serão gerados cerca de 40 GWh/mês, o que permitirá uma economia anual de aproximadamente R$ 240 mil à unidade municipal de saúde. 

 

Além de contribuir economicamente com a manutenção do HMR, o sistema de geração fotovoltaico instalado pela Celpe contribui com a preservação ambiental, reduzindo a emissão anual de 7 mil toneladas de CO2, responsável pelo efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. O impacto dos resíduos e gases que deixarão de ser emitidos na atmosfera equivale ao plantio de quase 50 mil árvores no mesmo período.

 

“Instalamos as placas fotovoltaicas ao longo de todo o telhado do HMR para produzir energia limpa, garantindo que o Hospital da Mulher tenha uma fonte segura e limpa de energia e prezando para que, além de muitas vidas salvas, o futuro seja preservado”, celebrou João Campos, prefeito do Recife. Confira seu depoimento completo:

 

 

O projeto foi uma iniciativa desenvolvida no âmbito do LEDS Lab, iniciativa do ICLEI América do Sul, que visa melhorar a capacidade instalada das cidades no desenvolvimento de projetos financiáveis, considerando aspectos de mitigação e adaptação ao clima. Além do Recife, também participam as cidades de Belo Horizonte (Brasil) e Envigado e Tópaga (Colômbia). O Urban-LEDS II é implementado pelo ICLEI, com a ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia.

 

Durante o lançamento, o prefeito João Campos reforçou a importância da parceria que permitiu o desenvolvimento do projeto. “Além da atuação decisiva da Celpe, quero agradecer ao ICLEI que tem se mostrado um parceiro importante da cidade, sobretudo em pautas relacionadas à mudança climática e defesa do meio ambiente.” 

 

A cidade do Recife, associada ao ICLEI América do Sul desde 2015, está entre as 16 cidades mais vulneráveis aos efeitos da crise climática no mundo e aparece entre as protagonistas na busca por caminhos e soluções que dialoguem com a agenda global de sustentabilidade. 

 

“Recife materializa, com essa singela obra, o caminho do futuro. Em conformidade com o Acordo de Paris, mantém o seu inventário de gases de efeito estufa atualizado, desenvolveu recentemente a análise de riscos e vulnerabilidade climática e o seu plano de ação climática. Neste sentido, soluções de desenvolvimento sustentável como esta apresentam-se como um dos principais caminhos das cidades para uma transição saudável para uma economia circular e resiliente”, destaca Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.

 

Energia limpa na cidade

 

O Recife Cidade da Eficiência Energética (RCEE) visa a implementação de energias limpas e renováveis nos espaços de convivência da cidade, entendendo este movimento como condicionante legal para a aprovação de novos projetos e incentivo à adaptação de edificações existentes à condição de construção sustentável.

 

Com isso, propõe a instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos nas áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da Prefeitura. “A Celpe promoveu a instalação da usina solar no Hospital da Mulher porque entende que trata-se de uma das maiores referências no cuidado da saúde do público feminino no Brasil. Além de proporcionar uma economia na conta de energia elétrica, o HMR passará a consumir eletricidade de uma fonte limpa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, afirmou Saulo Cabral,  presidente da Celpe.

 

Sobre o Urban-LEDS e LEDS Lab

 

O projeto Urban-LEDS II, desenvolvido pela ONU-Habitat e pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, auxilia as cidades participantes a elaborar estratégias urbanas abrangentes de desenvolvimento de baixa emissão (Low Emissions Development Strategies -LEDS) e a trabalharem juntas para a implementação de planos e desenvolvimento de projetos-piloto, além de modelos de financiamento para a implementação dessas estratégias.

 

A iniciativa, financiada pela Comissão Europeia, contribui para o crescimento e desenvolvimento urbano de baixa emissão e de resiliência climática em mais de 60 cidades em todo o mundo e na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris.

 

Ainda no contexto do projeto, o LEDS Lab visa melhorar a capacidade instalada das cidades para que estas possam desenvolver projetos financiáveis, considerando aspectos de mitigação e adaptação ao clima. Saiba mais.