Recife, Belo Horizonte, Envigado e Topoga compartilham experiências de eficiência energética

Cidades instalaram placas fotovoltaicas por meio da participação no LEDs Lab, laboratório de ações de baixo carbono do Urban-LEDS II

21 de fev de 2022

Aline Benevides/ Prefeitura do Recife

Recife e Belo Horizonte estão entre as cidades brasileiras que participaram  do Urban-LEDS II, um projeto desenvolvido  pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a ONU-Habitat com o objetivo de incluir estratégias de baixa emissão de carbono no planejamento urbano nos municípios, e modelos de financiamento para implementar as propostas. 

 

 

A capacitação interna  e a base técnica para dar suporte à execução dos projetos foi feita pelo  LEDS Lab, um laboratório de capacitação e consultoria estratégica  que integra o  UrbanLEDs II, e  que também tem o propósito de assessorar os municípios  na captação de recursos para o financiamento das obras. 

 

 


Foto:
Aline Benevides/Prefeitura do Recife

 

 

Na capital Pernambucana, o Hospital da Mulher de Recife ganhou placas  fotovoltaicas. Os painéis solares foram instalados no telhado do prédio em uma parceria entre a prefeitura e a Companhia Energética de Pernambucana (Cepel). O sistema tem capacidade para gerar cerca de 40 GWh/ mês. O resultado é a produção de energia limpa e preservação ambiental,  já que, por ano, o sistema deixa de emitir quase  7 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera.  O impacto equivale ao plantio de aproximadamente 50 mil árvores no mesmo período.  Isso sem falar na economia. É que, com a implantação do modelo fotovoltaico, a Prefeitura passou a economizar mais R$ 240 mil por ano. 

 

 


Foto:
Vinicius Santiago/PBH

 

 

Em Belo Horizonte, as medidas de eficiência energética foram implementadas na  Escola Municipal Heber José de Souza , localizada em uma  zona de vulnerabilidade climática.  O ponto de partida foi substituir todas  as lâmpadas de mercúrio pelas de LED, que duram mais tempo,  gastam menos energia e causam menor impacto ambiental,  porque não emitem radiação ultravioleta e não possuem mercúrio em sua composição. O piloto do projeto no Centro de Educação consistiu na implantação de um sistema de energia fotovoltaica, que gera 81 kWh, o que tornou a escola autossuficiente na questão energética. 

 

 

O Centro de Educação Ambiental em  Belo Horizonte está localizado no Centro de Idiomas e, no Recife,  no EcoNúcleo Jaqueira. A finalidade desses espaços é divulgar temas como aquecimento global, fontes de energia renováveis, eficiência energética para toda a população, assim como abrigar encontros e reuniões que contribuam para democratizar o desenvolvimento sustentável.   

 

 

Na Colômbia, dois municípios também foram contemplados com o projeto do ICLEI, por meio do Urban Leds II. Na cidade de Tópaga, estado de Boyaca, a escola Carlos Julio Umaña Torres recebeu 6 painéis solares, que vão cobrir 75% da energia consumida no local. Uma iniciativa pioneira na região e que deve ser replicada em outros centros de educação. Os alunos ainda ganharam um espaço onde vão aprender e desenvolver trabalhos sobre sustentabilidade, tendo como base a perspectiva do aquecimento  global e outras fontes de energia renovável. 

 

 

Em Envigado, na Antioquia, a Secretaria de Ambiente e Agricultura conseguiu suprir toda demanda energética do prédio com os 54 painéis solares instalados no telhado da edificação. Com apoio da equipe técnica do Urban LEDs, no  Parque Linear La Heliodora, foi montado um pequeno centro de educação ambiental aberto a toda a comunidade. Pouco tempo depois,  a experiência do parque  já vem sendo adotada em outras áreas abertas da cidade. 

 

 

Estas informações foram divulgadas no site do projeto Urban LEDs.

 

🌐 Para acessar a matéria completa sobre Recife e Belo Horizonte, clique aqui.

 

🌐 Para acessar mais informações sobre os projetos de Topoga e Enviado, clique aqui

Tags: