Questões urbanas ganham espaço para discussão no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

Decreto publicado em 26 de junho instala nova composição do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

30 de jun de 2017

Reprodução

Na última segunda-feira (26), o Decreto n˚9.082/2017 instalou a nova composição do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, espaço de concertação de atores da sociedade e do Estado brasileiro, cujo objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade e contribuir para a discussão das ações necessárias para enfrentar a mudança global do clima. Presidido pelo Presidente da República, o grupo conta com participação do Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais, bem como dos diversos atores da sociedade brasileira nas políticas nacionais sobre mudanças climáticas. Em 2017, recebeu da Presidência a tarefa de propor uma estratégia de implementação para a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) apresentada pelo Brasil para o Acordo de Paris. Para isso, foram estabelecidas 10 Câmaras Temáticas, dentre elas uma específica para tratar da questões urbanas e das atribuições municipais.

 

A missão de curto prazo da Câmara Temática sobre Cidades e Resíduos (CT) do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas é levar uma proposta de contribuição organizada das cidades para apoiar o Brasil no cumprimento de seus compromissos climáticos. Para apoiar a condução desse processo e sistematizar a contribuição que poderá ser dada pelos governos locais, o ICLEI, o WRI Brasil e o WWF-Brasil assumiram a co-coordenação da CT e quatro grupos de trabalho sobre energia, mobilidade urbana, resíduos e adaptação nas cidades foram criados. A proposta conjunta será apresentada à Presidência da República, em outubro de 2017.

 

De acordo com a Secretária-Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Natalie Unterstell, o mandato que foi dado às CTs é discutir os cenários de implementação da NDC em cada setor. “Os cenários que estamos esperando são análises com sensibilidade de quais são as prioridades, do sequenciamento das ações, e o plano de implementação”, explicou. Na discussão focada no ambiente urbano, questões como eficiência energética e resiliência colocam os municípios como entes essenciais para a ação imediata de adaptação e enfrentamento à mudança climática. “A cidade é a que está resolvendo o problema agora, ela não vai esperar o planejamento para 2050 para resolver. (…) hoje, são as maiores absorvedoras dos impactos já sentidos.”

 

O grupo focado na temática urbana reuniu-se durante a 3a edição do Connected Smart Cities, realizado em São Paulo nos dias 21 e 22 de junho, ocasião em que foram compartilhadas as demandas das cidades. Na sexta-feira (23), em reunião na UMAPAZ, os participantes da CT formaram os grupos de trabalho para identificar e desenvolver estratégias de implementação de medidas setoriais nos municípios, com grande potencial para redução de emissões e benefícios adicionais para o desenvolvimento urbano e social nas cidades.

 

No dia 12 de junho, foi reafirmado o compromisso dos municípios para o cumprimento das metas do Acordo de Paris e o engajamento dos governos locais na linha de frente para o enfrentamento às mudanças climáticas durante encontro com o Presidente da República, Michel Temer, e com o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. O Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e o Prefeito de Aparecida de Goiânia e representante da FNP, Gustavo Mendanha, falaram em nome da Câmara Técnica Cidades e Resíduos do FBMC. Eles destacaram o caráter transversal do grupo temático focado nas questões urbanas, uma vez que as cidades têm atribuições que vão desde o ordenamento territorial até a mobilidade urbana e gestão de resíduos.

Confira o cronograma das próximas reuniões da Câmara Temática:

 

 

12/Julho, 9:00 – 12:00 – 4ª Reunião CT, Campinas (Fórum Brasil de Gestão Ambiental, organizado pela ANAMMA)
Pauta: Apresentação de notas conceituais sobre medidas selecionadas para debate e validação; adição de atores aos GTs

22/Setembro – 5ª Reunião CT, local a definir/virtual
Pauta: Apresentação dos documentos preliminares, colheita de comentários

Data a definir/Outubro – 6ª Reunião CT, Recife (XII Reunião Nacional do Fórum CB27)
Pauta: Validação do documento final