Qual será o impacto das mudanças climáticas nas cidades?

Sobre o documento lançado, o Presidente do ICLEI, David Cadman, ressaltou a importância de ações climáticas integradas a nível local

02 de jun de 2014

Reprodução

As cidades são responsáveis por 37-49% das emissões de gases do efeito estufa, e infraestruturas urbanas contabilizam 70% do uso da energia do mundo.

 

 

Com base no lançamento do 5° Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o ICLEI em conjunto com o Instituto para Liderança Sustentável e Escola de Direito Empresarial da Universidade de Cambridge, com o apoio da Fundação Europeia do Clima, lançou o documento ‘Implicações para as Cidades’, resumo que analisa pontos chaves de impacto das mudanças climáticas, especialmente, nas cidades.

 

 

Sobre o documento lançado, o Presidente do ICLEI, David Cadman, ressaltou a importância de ações climáticas integradas a nível local, através de um processo liderado por governos locais em parceria com empresas, indústria e sociedade civil. “Deve ser lido por todos os líderes locais, tomadores de decisão”, completou Cadman sobre o documento.

 

 

O documento revela o aumento das ameaças das mudanças climáticas para as áreas urbanas, como aumento da temperatura, racionamento hídrico, elevação do nível do mar, problemas alimentícios, entre outros. Apesar do aumento das ameaças, também foram identificados oportunidades potenciais para conter emissões de GEE para prevenir futuras mudanças climáticas.

 

 

 

Entre aqui para fazer o download do documento: Climate Change: Implication for Cities