Protagonismo jovem em pauta em evento pré-COP26

Com a participação do prefeito de Recife, João Campos, nono episódio da série #Youth4ClimateLive reuniu jovens e representantes políticos

02 de mar de 2021

Crédito: Hannah Busing

O prefeito de Recife João Campos participou do nono episódio da série #Youth4ClimateLive – Impulsionando a ação local, que ocorreu na tarde desta sexta (26/02). “Como o mais jovem prefeito de uma capital brasileira, tenho um interesse especial pelas questões da juventude e da educação. Recife é um importante ator para as políticas ambientais e climáticas no Brasil e está na vanguarda da ação climática no país”, afirmou João Campos.

 

A série #Youth4ClimateLive é parte das iniciativas organizadas no período de preparação para a COP26, a ser realizada em Milão, Itália. Cada sessão reuniu um grupo diverso de jovens que estão ​​na vanguarda da ação climática, em conversas intergeracionais e intergeracionais com formuladores de políticas e especialistas.

 

Durante a conversa entre jovens e representantes políticos envolvidos com a ação climática, o prefeito destacou algumas medidas da Prefeitura da Cidade do Recife para preservar o meio ambiente, proteger a cidade dos possíveis impactos da mudança do clima e contribuir com o protagonismo jovem.

 

“Para planejar ações futuras, é fundamental reconhecer os desafios atuais. Infelizmente, Recife está no ranking de cidades mais vulneráveis à mudança do clima. O que fazer para transformar essa realidade? Em parceria com o ICLEI, lançamos em 2020 um Plano de Ação Climática para reduzir os impactos da mudança do clima em nossa cidade. Também trabalhamos para construir um hospital com 100% de energia renovável”, comentou João Campos.

 

“É preciso não apenas promover a tradicional educação ambiental, mas também incluir a perspectiva do protagonismo jovem, reconhecer a autonomia da juventude como ator de mudança nesse processo e criar espaços concretos de colaboração. Dar voz e ouvir os jovens é um elemento fundamental quando se trata da questão climática. O futuro das juventudes depende de decisões que são tomadas no presente, portanto, a participação desses grupos é essencial”, adiciona.

 

Para o prefeito de Milão, Giuseppe Sala: “As cidades não podem atingir a sustentabilidade sozinhas. Precisamos de apoio de organizações e governos federais. A única transição possível é a verde. Energia limpa deve ser prioritária.” 

 

Em mensagem de vídeo, Patricia Espinosa, diretora executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ressaltou que as soluções para a mudança climática devem abarcar todas as realidades. “Por muito tempo essas soluções ignoraram as realidades locais das comunidades e dos povos indígenas”, declarou. Espinosa direcionou ainda uma mensagem para as juventudes: “Suas vozes importam! Eu sei que vocês foram ignorados(as) por muito tempo, mas eu os(as) ouço, respeito e agradeço.”

 

Também em vídeo, o presidente da COP26, Alok Sharma afirma que a edição de de 2021 marca a primeira vez em que as juventudes farão parte da programação oficial do evento. “Juntos podemos fazer das metas do Acordo de Paris uma realidade.”

 

Participaram também Sarah Farheen Khan, assistente de programa do Centro Internacional para Mudança Climática e Desenvolvimento de Bangladesh (ICCCAD) e co-coordenadora da YOUNGO no país; Lodovica Cattani, co-coordenador da YOUNGO na Itália; e Neeshad Shafi, co-fundador do Movimento Juvenil pelo Clima Árabe do Catar.

 

Todos os episódios da série estão disponíveis na íntegra:

https://youth4climate.live/

 

Conheça a linha de atuação Líderes do Futuro do ICLEI América do Sul, que integra em suas atividades representantes das juventudes, por meio de uma aproximação colaborativa e de um diálogo transversal especializado e estruturado com instituições de ensino superior, escolas e governos locais.