Projeto Urban LEDS sobre mudanças climáticas chega à Colômbia e abre chamada para cidades implementarem estratégias de baixo carbono

Urban LEDS II receberá investimento de 8 milhões de euros em 8 países nos próximos 4 anos, incluindo Colômbia e Brasil na América do Sul;

08 de mar de 2018

Diretor da AMVA, Eugenio Prieto, fala na abertura do "Seminário Cidades Sustentáveis e de Baixo Carbono na Colômbia", que marcou o lançamento do Projeto Urban LEDS.
  • Urban LEDS II receberá investimento de 8 milhões de euros em 8 países nos próximos 4 anos, incluindo Colômbia e Brasil na América do Sul;
  • Implementado pelas organizações internacionais ICLEI e ONU-Habitat, com o apoio da Comissão Europeia;
  • O ICLEI acaba de abrir um novo escritório na Colômbia, recepcionado pela Área Metropolitana do Valle de Aburrá, em Medellín.

 

O projeto global Urban LEDS lançou um chamado às cidades colombianas para que abordem a questão climática em seu planejamento urbano. O anúncio foi feito durante o evento de lançamento “Cidades Sustentáveis e de Baixo Carbono na Colômbia”, realizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), a Área Metropolitana do Vale de Aburrá (AVMA) e da Prefeitura de Medellin, no dia 28 de fevereiro.

 

O anúncio foi feito alguns meses depois da última Conferência das Partes das Nações Unidas sobre mudanças climáticas – a COP23, e que convocou maior compromisso das nações e das cidades para conter as emissões de GEE, bem como o aumento das temperaturas globais. As cidades assumem, cada vez mais, maior papel liderança para ampliar a ambição e tomar medidas para reduzir as emissões em setores como energia, transporte e mobilidade, resíduos urbanos e indústrias.

 

Para apoiar a implementação do projeto Urban LEDS e outras iniciativas globais na Colômbia, também foi anunciada a inauguração do escritório nacional de coordenação do ICLEI no país. O Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e o Diretor da AVMA, Eugenio Prieto, juntamente com representantes da ONU-Habitat e da União Europeia lançaram oficialmente o processo no país e convidaram as cidades a participarem da chamada, que será aberta ainda em março. Seis municípios colombianos serão escolhidos e, uma vez selecionados, participarão de atividades de cooperação internacional, treinamentos e capacitações com metodologias exclusivas para integrar estratégias para a mudança do clima em todos os setores do planejamento e desenvolvimento urbano.

 

Na Colômbia, a iniciativa busca alcançar maior compatibilidade entre instrumentos e ferramentas para o planejamento territorial com ações para enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, o projeto permitirá que as cidades façam um diagnóstico completo de seu estado atual em relação às políticas climáticas nacionais e locais e se preparem para enfrentar desafios em áreas como planejamento, marcos legais facilitadores, financiamento e modelos de negócios.

 

Esta é a segunda fase do projeto Urban LEDS: Promovendo estratégias de baixa emissão em economias emergentes, que é implementado pelo ICLEI e ONU-Habitat, e apoiado pela União Européia, que já foi implementado em 29 cidades em 4 países entre 2012 e 2016. Agora, mais quatro países integram o projeto – Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh – além dos países que participaram na primeira fase, e nos próximos 4 anos receberão um investimento total de 8 milhões de euros em todo o mundo.

 

A chamada de seleção será aberta em abril e as cidades selecionadas serão anunciadas em maio.

 

 

Veja as apresentações: 

Comentários:

 

 

Eugenio Prieto, Diretor da Área Metropolitana do Vale de Aburrá e Coordenador Nacional do ICLEI na Colômbia – “É importante que o ente local tenha liderança na agenda das mudanças climáticas, porque entendemos que o clima global tem a ver com problemas locais, e os esforços locais têm a ver com a solução global. O projeto Urban LEDS, sem dúvida, chega no momento certo na Colômbia, porque muitos dos territórios do país vêm nesta rota de baixas emissões. (…) Convidamos os territórios que acreditam que têm a possibilidade de acompanhar este projeto e que têm capacidade instalada para fazê-lo e que estão ligados a este processo de estratégias de desenvolvimento de baixo carbono , porque, sem dúvida, é uma das principais rotas da sustentabilidade, presente e futuro do território “.

 

 

Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul – “O projeto Urban LEDS é estratégico para o ICLEI, uma vez que possibilitou a criação e aplicação de uma metodologia ampla e eficiente para o planejamento climático a partir da perspectiva local em mais de 20 cidades do mundo, em sua primeira fase. Agora, na segunda etapa, tem os marcos do Acordo de Paris e outros acordos globais de sustentabilidade como base para acelerar a implementação, por meio de modelos de negócios, apoio ao financiamento e outras medidas que ajudarão as cidades da Colômbia fazer a transição para o desenvolvimento de baixo carbono”.

 

 

Roberto Lippi, coordenador da ONU-Habitat na Colômbia – “A necessidade de acelerar as ações climáticas para avançar processos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nas cidades colombianas é alta. O resultado das atividades de lançamento e planejamento estratégico do projeto Urban LEDS, que foram realizadas em conjunto com os participantes, são um reflexo da determinação de um grande número de atores com a intenção de promover um desenvolvimento integrativo, resiliente e visionário para a Colômbia. Desde a ONU-Habitat, expressamos nossa satisfação pelo interesse, participação e compromisso de todos os participantes e esperamos continuar a acompanhá-lo ao longo deste projeto “.

 

Yamil Abdala-Mesa, Diretor da Secção de Cooperação da Delegação da União Européia – “Estamos convencidos de que este projeto irá facilitar o diálogo político entre os níveis nacional e local sobre mudanças climáticas e deixará as capacidades instaladas que contribuirão para que o país cumpra com seus objetivos de redução de emissões”.

 

 *Nota atualizada em 29 de março. Atualizando o período da convocatoria.