Área Metropolitana do Valle de Aburrá, na Colômbia, sediará novo escritório nacional do ICLEI América do Sul

Dentre as responsabilidades que a nova sede terá, a Área Metropolitana do Valle de Aburrá assume o assento de coordenação nacional no Comitê Executivo Regional

24 de nov de 2017

Reprodução
  • A Rede Internacional ICLEI de cidades e regiões que trabalham pela sustentabilidade e construção de um futuro sustentável anunciou a abertura de um novo escritório nas instalações da Área Metropolitana do Vale de Aburrá.
  • Para a Entidade Metropolitana, este anúncio significa a possibilidade de desenvolver novos projetos e continuar a fortalecer suas boas práticas no cenário mundial.

 

O ICLEI América do Sul está expandindo sua presença física na Região, e a Área Metropolitana do Valle de Aburrá receberá seu primeiro escritório nacional na Colômbia. O Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, celebrou o acordo de parceria com o Diretor da Área Metropolitana, Eugenio Prieto Soto, durante café da manhã da delegação sul-americana na COP23.

 

O escritório nacional ajudará a servir e expandir os governos locais associados ao ICLEI, apoiar projetos locais e entregar programas regionais. Isso ajudará a expandir o alcance da Rede em municípios de língua espanhola na Colômbia e em toda a região sul-americana. Sua instalação na Colômbia também apoiará a região do Valle de Aburrá a alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade.

 

“Alegra-nos a oportunidade de ter presença mais expressiva na Colômbia e em parceria com uma região que está buscando superar seus desafios ambientais ao acompanhar as diretrizes de sustentabilidade que estão sendo discutidas recentemente”, comemorou Rodrigo Perpétuo.

 

Dentre as responsabilidades que a nova sede terá, a Área Metropolitana do Valle de Aburrá assume o assento de coordenação nacional no Comitê Executivo Regional (RexCom) do ICLEI. Além disso, a região realizará pelo menos um evento anual na região sobre as temáticas de trabalho. Também terá o benefício de fazer parte da segunda fase do projeto internacional Urban LEDs para o planejamento e execução de estratégias de desenvolvimento de baixo carbono, que em sua primeira etapa contou com a participação de oito municípios brasileiros.

 

A Área Metropolitana do Valle de Aburrá associa 10 municípios: Medellín (como cidade núcleo), Barbosa, Girardota, Copacabana, Bello, Envigado, Itagüí, La Estrella, Sabaneta y Caldas, e é membro do ICLEI desde julho de 2017. Em março deste ano, foi uma das instituições co-realizadoras da Oficina “Implementação Local dos Marcos Globais de Sustentabilidade”, promovida pelo ICLEI, Prefeitura de Medellín, ACI Medellín e o Centro Rio+/PNUD, na Colômbia.

 

A recém firmada parceria deverá ter início em 2018 com duração de um ano, e possibilidade de extensão por mais um ano.