Programa de Voluntariado Internacional vai envolver jovens com agenda de sustentabilidade nos governos locais

A iniciativa piloto, a ser implementada a partir de 2018, contará com a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte

30 de ago de 2017

Abertura do V Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, em Belo Horizonte. Crédito: Ana Sampaio

No Dia Nacional do Voluntário, celebrado em 28 de agosto, o ICLEI América do Sul anunciou o lançamento de seu Programa de Voluntariado Internacional pela Sustentabilidade Local, iniciativa que objetiva envolver a juventude com a temática de sustentabilidade integrada à gestão pública local. A iniciativa piloto, a ser implementada a partir de 2018, contará com a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, cidade membro do ICLEI desde 1993, e da organização Campus Brasil.

 

Durante a abertura do V Fórum Internacional de Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado na capital mineira, o secretário-adjunto de Relações Internacionais, Bruno Miranda, e o Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, assinaram um Protocolo de Intenções, dando início à parceria. As instituições vão colaborar para estruturar o Programa Internacional do ICLEI, que será também oferecido aos associados da Rede de governos locais no ano seguinte.

 

“Essa iniciativa surgiu do desejo de intensificar o diálogo do ICLEI com a juventude e, ao mesmo tempo, aprofundar a relação com os governos associados. Um programa como esse se baseia nos princípios da solidariedade e do conhecimento mútuo, para que essas novas lideranças tenham o desenvolvimento sustentável no DNA”, afirmou Perpétuo. A fase piloto do Programa de Voluntariado Internacional pela Sustentabilidade Local deverá receber até 3 voluntários no primeiro semestre de 2018, e até 10 no período de junho a setembro.

 

O Programa do ICLEI é uma ação estratégica para engajamento dos jovens, que busca sensibilizar este público sobre marcos globais da sustentabilidade e estimular as lideranças do futuro. A iniciativa também proporciona a troca cultural e a contribuição técnica dos voluntários, benefícios que Prefeitura de Belo Horizonte já tem colocado em prática em seu Programa Municipal de Voluntariado Internacional. Desde 2011, a cidade recebe jovens estrangeiros para participarem de um período de experiência na Prefeitura. O programa de Belo Horizonte já recebeu mais de 119 estudantes de 24 países, que atuaram em 29 órgãos da administração direta ou indireta.

 

“O programa de voluntariado internacional e as políticas de sustentabilidade ambiental são exemplos muito significativos e concretos da atuação de Belo Horizonte rumo à internacionalização. Conciliar estas experiências em uma parceria com o ICLEI América do Sul faz todo o sentido e nos parece um caminho natural a seguir, pois esta entidade tem sido um dos parceiros mais importantes da nossa cidade e compartilha conosco das mesmas convicções, entre elas, a relevância dos governos locais como atores estratégicos para implantar práticas eficientes na proteção e defesa do meio ambiente”, disse Bruno Miranda.

 

O V Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, realizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) e Minas Voluntários, discutiu a relação entre voluntariado e os ODS, criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de tratar a prática de voluntariado de forma metodológica e impactante, para que possa contribuir, efetivamente, com uma sociedade mais justa. O evento contou com o apoio de uma série de parceiros, nacionais e internacionais, dentre eles a ONU e o ICLEI.