Primeiro Seminário Internacional de Networking Urban LEDS

Entre os dias 27 e 29 de novembro, a cidade de Nelson Mandela Bay, África do Sul, sediou o primeiro Seminário Internacional de Networking Urban LEDS,

01 de dez de 2013

Entre os dias 27 e 29 de novembro, a cidade de Nelson Mandela Bay, África do Sul, sediou o primeiro Seminário Internacional de Networking Urban LEDS, reunindo representantes de 17 cidades envolvidas no programa. O Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono (Urban LEDS) é realizado pelo ICLEI em parceria com a ONU-Habitat e tem como objetivo realizar ações que reduzam a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas.

 

 

Na ocasião, os representantes das cidades modelos da Indonésia, Índia, África do Sul e Brasil, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre como está ocorrendo a implementação do programa em cada país, além de compartilharem boas práticas e se familiarizarem com tecnologias e ferramentas, como por exemplo, o GRIP (The Greenhouse Gas Regional Inventory Protocol). O desenvolvedor do software GRIP, Dr. Sebastian Carney, também esteve presente, e realizou um treinamento, nos dias 25 e 26, para os implementadores do Urban LEDS compreenderem como utilizar modelagens com dados sobre emissões de GEE para engajar stakeholders e construírem cenários gradativamente. Dentro dos próximos meses as cidades interessadas terão acesso a ferramenta através do site Urban LEDS.

 

Além das atividades internas entre os participantes, o programa também contemplou visitas técnicas ao estádio de futebol, Nelson Mandela Bay Stadium, construído para a Copa de 2010, à Estação de Energia Eólica, MetroWind’s Van Staden’s Wind Farm, e à Ecovila, Crossways Farm Village, situada na região de Port Elizabeth.

 

A Prefeitura de Recife, Cidade Modelo do Projeto Urban LEDS no Brasil, foi uma das cidades presentes, representada por Carlos Maurício Guerra, Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e teve a oportunidade de compartilhar os passos da implementação do projeto na cidade, destacando a criação do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas, da Política do Clima e da elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa. Durante o evento, Recife iniciou uma parceria com a cidade Portuguesa de Almada e a partir de agora passarão a trocar experiências em diversos temas que envolvem desenvolvimento urbano de baixo carbono.

 

O evento foi finalizado com bons resultados, em função do interesse e envolvimento das cidades e de maneiras inovadoras de compartilhamento de experiências, e fortalece a importância do engajamento de todos os stakeholders no âmbito do projeto Urban LEDS.