Contagem lança Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Cidade mineira avança em ações de adaptação e mitigação contra a mudança do clima

14 de dez de 2020

Foto Reprodução: Pinterest

Foi lançado na última sexta-feira (11/12) o sumário executivo do primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do município de Contagem, situado em Minas Gerais. 

 

O documento revela o perfil de emissões de GEE da cidade, identificando suas principais fontes e permitindo o desenvolvimento de estratégias ambiciosas de redução dessas emissões, bem como de mitigação dos impactos das mudanças do clima.

 

Rodrigo Corradi, gerente de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI América do Sul,  acredita que, com base no estudo do inventário, a administração pública e os cidadãos de Contagem terão instrumentos para criar espaços e políticas públicas com capacidade e eficiência nas ações de adaptação e mitigação.  

 

Para a elaboração do documento foi adotada a metodologia do Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade (GPC – Global Protocol for Community-Scale), produzida com o intuito de promover uma estrutura clara e robusta para governos locais estimarem e reportarem emissões de GEE.

 

Tércio de Sales, assessor especial da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, afirma que, com o apoio da ferramenta Climas, desenvolvida pela WayCarbon, a cidade conseguiu ver os resultados da elaboração do plano de forma mais eficiente. “A partir de agora podemos pensar em políticas públicas reais para tratar as emissões e os impactos ambientais que elas têm para nossa cidade”. 

 

Para Igor Albuquerque, gerente de Projetos Técnicos do ICLEI América do Sul, o grande legado dessa atividade foi conseguir instalar a capacidade técnica dentro do município, fortalecendo o conhecimento local para que a cidade consiga avançar na pauta de agenda climática. 

 

De acordo com os dados do Inventário, levantados pelas equipes técnicas da Prefeitura de Contagem, o total de emissões de GEE em Canoas em 2018 foi de 1.409.364 toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente). 

 

A principal contribuição para esse montante veio do setor de transportes, responsável por 47,5% das emissões, especialmente pelo consumo de gasolina e diesel. 

 

Próximos passos

 

Seguindo o compromisso firmado com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, em 2018, Contagem deverá avançar na implantação da agenda climática, com a elaboração de Análise de Riscos e Vulnerabilidade, para determinar a natureza e a extensão dos perigos climáticos enfrentados pela cidade. Esse caminho levará ao desenvolvimento de um Plano de Ação Climática, definindo metas de redução de emissões de GEE e ações de mitigação e adaptação à mudança do clima.

 

“O inventário é uma semente que foi plantada e agora podemos dar sequência e intensificar essas ações de controle e monitoramento, para delinear políticas de controle de poluição atmosférica do município”, concluiu Tércio de Sales. 

 

Acesse aqui o relatório completo do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Contagem (MG). 

 

Tags: