Prefeitura de Rosário apresenta o Projeto Bicicleta de Carga

No marco do projeto EcoLogistics, a iniciativa é uma solução inovadora para reduzir as emissões de GEE

02 de jun de 2021

Crédito: Leandro Parenti

A redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é fundamental para desacelerar o aumento da temperatura global. As cidades são responsáveis ​​por 70% das emissões de GEE, o que mostra sua importância para a implementação de medidas sistêmicas que garantam a transição para um desenvolvimento sustentável e com baixas emissões.

O Autonomy 2.0 é o primeiro evento global a promover debates sobre soluções para mobilidade urbana sustentável. O ICLEI é um dos parceiros institucionais do evento, assim como as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Bogotá (Colômbia).

O ICLEI e a Prefeitura de Rosário, junto com o Despacio e o Centro de Transporte e Logística do MIT, participaram para analisar e dialogar sobre como as cidades estão administrando o aumento das entregas urbanas. Nesse contexto, foram propostas soluções emergentes para reduzir as emissões de GEI na última milha e atender a demanda por entregas baseadas no e-commerce.

A Prefeitura de Rosário falou sobre o Projeto Bicicleta de Carga para logística sustentável, iniciativa que atua em conjunto com o ICLEI no âmbito do Programa EcoLogistics. María Cantore, subsecretária de Meio Ambiente de Rosário, disse que é necessário dar visibilidade ao impacto da logística urbana, promovendo alternativas sustentáveis ​​para o setor comercial e de serviços. Além disso, afirmou que busca estimular o setor privado a adquirir veículos de baixa ou zero emissões, visando descarbonizar o setor de transporte de carga, que produz congestionamento e contaminação.

O EcoLogistics é implementado pelo ICLEI na Argentina, Colômbia e Índia e visa contribuir para o desenho de medidas de mitigação para o transporte urbano, o desenvolvimento e posterior aplicação de ferramentas de autocontrole para medir as emissões, bem como a execução de projetos demonstrativos. É apoiado pelo Ministério Alemão do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI).