Prefeito Roberto Cláudio discute desenvolvimento sustentável com a Secretária Executiva do ICLEI

A reunião do chefe do executivo municipal com a representante da principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável se caracterizou como um momento de diálogo

17 de mar de 2015

Queiroz Netto

Fortaleza e o desenvolvimento sustentável. Esse foi o principal tema da reunião, na manhã de terça-feira (17/03), entre o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a Secretária Executiva do ICLEI Secretariado para a América do Sul, Jussara Carvalho.

 

 

A reunião do chefe do executivo municipal com a representante da principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável se caracterizou como um momento de diálogo sobre a parceria na área de sustentabilidade, através do Projeto Urban-LEDS, apresentando os trabalhos que permitiram a elaboração do 1º Inventário de Gases do Efeito Estufa em Fortaleza e de discussão sobre novas ações para a área.

 

 

Durante o encontro, algumas atividades foram discutidas, além das atuais ações do Município em áreas de mobilidade urbana e de resíduos sólidos, como meios de promover estratégias para o desenvolvimento urbano com baixas emissões de gases do feito estufa na cidade.

 

 

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, diálogos e parcerias como essas possibilitam ações concretas que estimulam atividades para uma cidade que se preocupa com o desenvolvimento sustentável. “Essa parceria com o ICLEI nos permitiu hoje ter um inventário para termos conhecimento de quanto nós produzimos de gases do efeito estufa e, a partir daí, termos como monitorar.

 

 

Ações de plantio de árvores, redução da produção de lixo, de reciclagem e também de prioridade de transporte público, com corredores e faixas exclusivas, são alguns exemplos específicos de como atividades como estas estão impactando diretamente na redução de gases do efeito estufa”, disse.

 

 

Já a Secretária Executiva do ICLEI Secretariado para América do Sul, Jussara Carvalho, aproveitou para falar sobre a iniciativa com o município e a importância do desenvolvimento de ações em prol da sustentabilidade local. “Fortaleza é uma dessas cidades que tomou a dianteira na área, que tem hoje, junto com o ICLEI, um projeto que vem sendo realizado desde 2012, como um inventário de carbono, uma plano de ação que vai ser lançado, ações que priorizam a questão da sustentabilidade e ações que vem sendo discutidas para a redução de emissão dos gases do efeito estufa e que compreendemos serem importantíssimas para a cidade. A cidade de Fortaleza é uma cidade que, dentro do cenário dos impactos que as cidades vêm sofrendo em relação as mudanças climáticas, pode ser muito impactada”, declarou.

 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza