Prefeito de Bonn, Ashok Sridharan, é eleito novo presidente do ICLEI

A cada três anos, um grupo de líderes é selecionado para representar a organização em nível global e fornecer a orientação estratégica.

05 de jun de 2018

Fotos: Reprodução Secretariado Global/ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade

O ICLEI é conduzido pelos governos locais e regionais que fazem parte da Rede. A cada três anos, um grupo de líderes é selecionado para representar a organização em nível global e fornecer a orientação estratégica.

 

Na mais recente eleição, o Prefeito de Bonn, Ashok-Alexander Sridharan, foi oficialmente eleito Presidente do ICLEI para o mandato de 2018 a 2021, no último dia 1º de junho de 2018. Nesta função, Sridharan irá liderar a Rede composta por mais de 1.500 governos locais e regionais, que está transformando o mundo urbano. Também foram eleitos: a conselheira Cathy Oke, de Melbourne (Austrália), como primeira vice-presidente, e a prefeita Stephanie Uy-Tan, de Catbalogan (Filipinas) e o prefeito Frank Cownie, de Des Moines (EUA) como vice-presidentes.

 

O prefeito Sridharan está comprometido com a liderança em sustentabilidade em sua cidade e em estimular a ação a nível global. O lema da ONU em Bonn – Moldando um Futuro Sustentável representa igualmente princípios-chave para a cidade: desenvolvimento local equitativo, cooperação internacional e advocacy global – três áreas em que o prefeito está ativo e engajado. Como Prefeito de Bonn, uma cidade que abriga 19 agências das Nações Unidas, Sridharan representa governos locais e regionais em fóruns globais fundamentais, incluindo as negociações internacionais sobre o clima.

 

Em 1º de junho de 2018, ele foi eleito pelo Comitê Executivo Global do ICLEI (GexCom), o grupo de líderes eleitos pela Rede para representar o ICLEI em instituições internacionais e tomar decisões estratégicas em nome da organização.  “Como presidente da Rede, terei orgulho em levar adiante o Compromisso de Montreal e Visão Estratégica do ICLEI”, disse o prefeito Sridharan. “Está em nossas mãos agir com um senso de urgência à medida que transformamos áreas urbanas em todo o mundo, e assegurar um futuro sustentável para o que, em breve, representará dois terços da humanidade.”

 

 

Ashok Sridharan sucede o prefeito de Seul, Park Won Soon, que liderou a Rede ICLEI de 2015 a 2018, e que nesse papel estava comprometido a estimular a ação coletiva e a solidariedade em toda a Rede do ICLEI.

* Versão adaptada do artigo original publicado pelo ICLEI Global. Confira os artigos originais em inglês.

Tags: