Porto Alegre lançará Inventário de Gases de Efeito Estufa no mês de Julho

Ao lado de mais cinco Cidades, Porto Alegre é uma das Cidades Satélite do Projeto implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

12 de mar de 2015

Cibele Carneiro

Na manhã de quarta-feira, 11, o ICLEI organizou, junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) de Porto Alegre, o 1º Workshop para a elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa da Cidade através do Projeto Urban-LEDS. O encontro ocorreu na própria sede da Smam. Ao lado de mais cinco Cidades, Porto Alegre é uma das Cidades Satélite do Projeto implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade em parceria com a ONU Habitat e financiado pela União Europeia.

 

 

O encontro foi composto pela apresentação do Projeto Urban-LEDS e um curso de 8 horas de duração, ministrado por Igor de Albuquerque, Gerente de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul, sobre a Metodologia GPC (Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade), que será usada na elaboração do inventário. O GPC usa uma estrutura robusta e clara para instaurar práticas confiáveis de apuração e relatoria das emissões, ajudando as cidades a desenvolver uma base de dados, estabelecer metas de mitigação, criar planos de ação climática mais precisos e acompanhar seu progresso ao longo dos anos.

 

 

Com isso, a Prefeitura criou um Grupo de Trabalho para a elaboração do Inventário de Gases do Efeito Estufa, que agora deverá dar início a coleta de dados de acordo com o Plano de Ação estipulado. A previsão para o lançamento do Inventário é Julho de 2015.

 

 

Além de técnicos da Prefeitura de Porto Alegre, também estiveram presentes, representantes da associação de indústrias, empresas e da academia, que participaram da prática de exercícios e receberam coordenadas de como realizar o levantamento de dados para a elaboração do documento.

 

 

Urban-LEDS

 

 

O Projeto é implementado pelo ICLEI em duas Cidades Modelo, sendo Fortaleza e Recife, e seis Cidades Satélite: Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Sorocaba. Saiba mais: goo.gl/iPkfxN