PCS e ICLEI formalizam parceria no dia do lançamento do novo guia Gestão Pública Sustentável

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) lançou, hoje, a nova versão do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, atualizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

07 de abr de 2016

Oded Grajew, Coordenador Geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis e Pedro Jacobi, Diretor Presidente do Conselho e Secretário Executivo Interino do ICLEI América do Sul

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) lançou, hoje, a nova versão do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, atualizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No evento também foi formalizada a parceira entre o ICLEI e o PCS.

 

O novo Guia GPS incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados no último mês de setembro pela Assembleia Geral da ONU, que reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. O Guia representa um importante primeiro esforço de municipalização dos ODS no contexto brasileiro, que permitirá o alinhamento das novas gestões municipais à agenda e se manterá flexível às versões definitivas dos indicadores globalmente e no Brasil.

 

A parceria entre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Programa Cidades Sustentáveis, firmada no evento, tem o propósito de buscar ampliar as ofertas de apoio técnico a municípios comprometidos, com metodologias, ferramentas e capacitações principalmente nos temas de mudanças climáticas, compras públicas sustentáveis, gestão de recursos hídricos, biodiversidade urbana e gestão integrada de resíduos sólidos, para que os municípios possam melhorar seus indicadores.

 

“Enxergamos importante complementariedade entre a missão do ICLEI e o Programa Cidades Sustentáveis, que tem enorme potencial para dar escala à agenda da sustentabilidade nos municípios brasileiros” pontuou à ocasião Pedro Jacobi, Diretor Presidente do Conselho e Secretário Executivo Interino do ICLEI América do Sul.

 

A parceria foi firmada pelo Oded Grajew, Coordenador Geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis e Pedro Jacobi.

 

O novo Guia GPS está disponível no site do Programa: www.cidadessustentaveis.org.br/arquivos/gest%C3%A3o-p%C3%BAblica-sustent%C3%A1vel.pdf

Tags: