Montreal sediará Congresso Mundial ICLEI em 2018

Realizado a cada três anos, o Congresso Mundial ICLEI reúne centenas de governos locais e subnacionais, agências governamentais, financiadores e outros parceiros

11 de ago de 2016

Porto de Montreal. Crédito: Peregrine981 via Wikimedia Commons/CC BY SA

Realizado a cada três anos, o Congresso Mundial ICLEI reúne centenas de governos locais e subnacionais, agências governamentais, financiadores e outros parceiros de todo o mundo para estabelecer uma agenda com o objetivo de globalizar a sustentabilidade nas cidades. É a principal reunião para as cidades e regiões da Rede ICLEI que têm realizado ações cada vez mais vigorosas na agenda urbana sustentável, espaço no qual se promove a conexão com colegas, fomenta parcerias e troca de informações, experiências e boas práticas.

 

A cidade de Montreal, a segunda maior do Canadá, foi selecionada para receber o evento, que será realizado de 19 a 23 de junho de 2018, por meio de um concurso bastante competitivo. Sediar o Congresso oferece a oportunidade para mostrar como a sustentabilidade está transformando a cidade e a vida cotidiana de seus habitantes. Ela foi selecionada por sua forte liderança, sua exemplar política voltada para a sustentabilidade e pela replicabilidade de suas iniciativas, incluindo um forte planejamento urbano sustentável para 2016-2020 e um plano de ação guarda-chuva, que inclui o plantio de mais de 300.000 árvores adicionais em terrenos públicos e privados, bem como a promoção da mobilidade sustentável como ciclovias, compartilhamento público de bicicletas e a eletrificação do transporte.

 

“Estamos muito felizes por sermos o anfitrião do Congresso Mundial ICLEI 2018. Nossa cidade está colocando o desenvolvimento sustentável no coração de suas ações e, portanto, para o benefício de nossa população e para as futuras gerações. O Congresso será uma oportunidade para debater com nossos colegas de outras cidades do mundo os resultados concretos alcançados com relação a essa agenda e compartilhar ideias”, afirmou o Prefeito de Montreal, Sr. Denis Coderre.

 

Montreal é Membro do ICLEI desde 1993 e fomentou uma forte parceria com a Rede ao longo das últimas décadas. O Prefeito Coderre adotou a Declaração de Seul durante o Congresso Mundial ICLEI 2015 e foi um dos primeiros prefeitos canadenses a se comprometer com o Compacto de Prefeitos.

 

“Estamos encantados que Montreal sediará o Congresso Mundial ICLEI 2018, e que vamos trabalhar de forma muito próxima com o Prefeito Coderre para a preparação do evento”, comemorou o Secretário Geral do ICLEI, Gino Van Begin. “Estou certo de que com sua liderança inspiradora, o Congresso Mundial ICLEI 2018 será um importante marco para alavancar o próprio trabalho de Montreal no desenvolvimento urbano, bem como para continuar acelerando o trabalho de toda a Rede ICLEI”.

 

Histórico do Congresso

A última edição do Congresso Mundial ICLEI foi realizado em Seul, Coreia do Sul, em abril de 2015. O encontro entre cidades e governos Membros e escritórios regionais do ICLEI ao redor do mundo definiu o Planejamento Estratégico da organização para o período de 2015 a 2021.

 

 

Na ocasião, mais de 100 prefeitos do mundo inteiro assinaram a Declaração de Seul, um documento colaborativo que estabeleceu um caminho rumo à sustentabilidade urbana. O documento reconhece os graves problemas enfrentados pelo mundo de hoje e delineia como as cidades podem responder a essas questões.

 

*Notícia atualizada com a data do Congresso no segundo parágrafo, em 29 de agosto de 2016. Versão original adaptada. Publicada originalmente em 8 de julho de 2016. Acesse a notícia original em inglês: http://www.iclei.org/details/article/city-of-montreal-to-host-iclei-world-congress-2018.html