Mapas ilustrados do projeto INTERACT-Bio são lançados no Dia da Natureza

Comemorado hoje, 4 de outubro, o Dia da Natureza representa um momento de reflexão sobre como estamos lidando com o meio ambiente

04 de out de 2019

Reprodução

Comemorado hoje, 4 de outubro, o Dia da Natureza representa um momento de reflexão sobre como estamos lidando com o meio ambiente. A data é em homenagem ao frade São Francisco de Assis, por conta de sua trajetória de dedicação à natureza e aos animais. Neste dia, o projeto INTERACT-Bio, liderado pelo ICLEI Global, faz o lançamento dos mapas ilustrados que ressaltam o potencial da natureza nas regiões onde o projeto é implementado em solo brasileiro. As cidades participantes são as regiões metropolitanas de Campinas, Belo Horizonte e Londrina.

O INTERACT-Bio também está implementado na Índia e Tanzânia e foi projetado para melhorar o uso e a gestão da natureza em cidades de rápido crescimento e nas regiões vizinhas como forma de diminuir o impacto ambiental gerado por estes grandes centros urbanos. O projeto apoia as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial do ecossistema regional, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade, gerando também melhores oportunidades econômicas.

Os mapas ilustrados lançados neste dia da natureza surgem como um demonstrativo dos principais pontos de recursos naturais, chamados “serviços ecossistêmicos”, que podem beneficiar as cidades na implementação das iniciativas sustentáveis da localidade. Confira os mapas de cada região do Brasil abaixo.

 

Região Metropolitana de Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, por meio da implementação da Trama Verde-Azul (prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano), a região tem como objetivo conectar as Unidades de Conservação existentes à regiões próximas com potencial de regeneração por meio de práticas agroecológicas, sistemas agroflorestais e jardins de chuva. Isso será feito ao mesmo tempo integrando as comunidades locais no processo de reconstrução ambiental.

Região Metropolitana de Campinas

A Região Metropolitana de Campinas identificou como desafio prioritário a ser enfrentado a necessidade de conectar áreas relevantes do ponto de vista ecológico. A iniciativa sustentável é promover a adoção de práticas de uso e ocupação do solo de baixo impacto por meio da Proposta da Área de Conectividade

 

Região Metropolitana de Londrina

Já na região metropolitana de Londrina, o enfoque se dá no enfrentamento dos eventos relacionados à água por conta do forte potencial hídrico da região e aos sucessivos desastres ambientais relacionados às enchentes em fundo de vale. Pretende-se regularizar e urbanizar assentamentos, promover a conectividade de fragmentos florestais, mapear pontos críticos de drenagem e recuperar áreas degradadas, por meio da adoção de soluções baseadas na natureza, tais como hortas comunitárias, parques lineares, Unidades de Conservação e demais infra estruturas verdes urbanas.

Tags: INTERACT-Bio