Para ajudar a aprimorar a capacidade instalada das prefeituras na elaboração de projetos financiáveis, considerando os aspectos de mitigação e adaptação à mudança do clima; o ICLEI América do Sul, por meio do projeto Urban-LEDS II, lançou em 2019 o LEDS Lab como um laboratório de financiamento de projetos climáticos.
O LEDS Lab é uma metodologia inovadora desenvolvida junto com o consórcio de consultorias composto pela Mitsidi Projetos, I Care & Consult, Markup Consultores e Hill Consulting, que tem por objetivo disseminar o conhecimento e um apoio efetivo não só para as cidades escolhidas como pilotos, mas a um número maior de cidades e atores que pudessem se beneficiar desse aprendizado.
“A essência do projeto é a troca e conhecimento compartilhado. É tarefa das redes internacionais ajudar a fomentar o cumprimento do Acordo de Paris. A principal mensagem que fica é que juntos conseguimos apontar o caminho da implementação” pontua Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.
Para marcar o encerramento deste ciclo, que envolveu as cidades de Belo Horizonte e Recife, no Brasil, Envigado e Tópaga, na Colômbia, foi promovido, de forma virtual, um workshop em cada país com as cidades participantes. Os eventos reuniram secretários, técnicos, servidores e financiadores e serviram para apresentar os resultados do projeto, próximos passos, bem como um passo-a-passo para o desenvolvimento de projetos financiáveis de ação climática.
No Brasil, a atividade contou também com a presença de representantes das cidades de Betim, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Sorocaba, que fizeram parte da jornada do Urban-LEDS.
“É uma satisfação estar aqui no fechamento deste ciclo que contemplou o emblemático Hospital da Mulher do Recife, que agora vai ser uma referência também de eficiência”, diz João Domingos Azevedo, diretor do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira.
Para Mário Werneck , secretário de meio ambiente de Belo Horizonte: “Este grupo de trabalho nos deu uma oportunidade de aprendizado maravilhoso”, comenta.
Na Colômbia, o evento marcou ainda um ano da abertura do escritório do ICLEI no país, como lembrou Mônica Santa, diretora executiva do ICLEI Colômbia.
Patricia Lizarazo, assessora da ONU-Habitat, pontua que “essa etapa do Urban-LEDS II é muito interessante, que é a de converter ideias em boas práticas para cidades de todo o mundo” declarou no evento colombiano.
“Temos a convicção que ações como as que estamos realizando em nosso território devem ser modelos para vincular estratégias de política pública à mudança do clima” diz Henry Barrera, prefeito de Tópaga.
“É essencial buscar maneiras como esta de vincular a iniciativa público e privada para o desenvolvimento. No tema da mudança climática precisamos da ação de todos”, comenta Juan José Orozco Valencia, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de Envigado.