Lançamento dos resultados do 1º ano do Projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos

No fim do mês de março foram apresentados os resultados das atividades do ano 1 do projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos

22 de abr de 2014

Reprodução

No fim do mês de março foram apresentados os resultados das atividades do ano 1 do projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos para as três cidades, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

 

No dia 25 de março foi realizada a apresentação dos resultados para a cidade de São Paulo, onde estiveram presentes representantes da AMLURB, Secretaria de Relações Internacionais, Embaixada Britânica, Secretaria de Governo e também o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento.

 

Os relatórios foram elaborados a partir de análises do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e do Projeto Copa do Mundo Sustentável da AMLURB. Na ocasião, também foi apresentada a versão preliminar da metodologia de estimativa de emissões de GEE.

 

Ao elaborar o relatório foi identificado pelo ICLEI e o parceiro Useful Simple Projects que determinadas questões do Projeto Copa do Mundo Sustentável poderiam ser incluídas no Plano de Gestão Municipal:

 

• Projeto de Valoração dos Resíduos;
• Instalação de PEVs e Ecopontos;
• Centrais de triagem;
• Inclusão de catadores;
• Tecnologias – composteiras;
• Conscientização.

 

Com a realização das reuniões com o grupo de trabalho e a participação do ICLEI nos eventos de elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo, a administração tomou conhecimento da importância da gestão de resíduos sólidos em eventos e destacou essa necessidade no plano.

 

“No PGIRS de São Paulo define-se ainda a necessidade de desenvolvimento de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pelos responsáveis por grandes eventos e feiras que ocorram na cidade, tendo em vista que são atividades comerciais e de prestação de serviços que geram resíduos que, por seu volume, não são equiparados aos resíduos domiciliares.” (Página 264 PGIRS)

 

Três dias após a apresentação em São Paulo, foi realizada a apresentação na cidade do Recife, onde estiveram reunidos representantes importantes apesar de a EMLURB estar em greve. Na reunião foi apresentado o Guia de Orientação para o Desenvolvimento de um Plano de Gestão de Resíduos em Eventos e as análises do ICLEI e Useful Simple Projects com foco na gestão de resíduos na FanFest, evento oficial da FIFA na Copa do Mundo 2014, e melhorias para a formalização entre a Prefeitura e os catadores de materiais recicláveis.

 

Para a melhoria da relação entre a Prefeitura e os catadores foram apresentados os seguintes passos:

 

• Levantamento da legislação existente;
• As formas de organização dos catadores;
• Possíveis acordos;
• Possíveis incentivos;
• Profissionalização dos catadores;
• Desenvolvimento de um mercado para materiais recicláveis;
• Educação, conscientização e divulgação.

 

Na reunião a EMLURB ressaltou a utilidade do Guia e afirmou que pretende utilizar, também, em eventos como o carnaval.

 

A última cidade a receber a apresentação foi o Rio de Janeiro, 31 de março, em reunião que contou com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Empresa Olímpica Municipal. Na ocasião foi apresentada a análise do Plano de Gestão Municipal e recomendações sobre como pode ser feita a gestão de resíduos em eventos na cidade.

 

Na ocasião foi apresentada a análise do Plano de Gestão Municipal e foram discutidas algumas questões como a atual gestão de resíduos municipal, as estratégias de gestão de resíduos para os Jogos Olímpicos de 2016 e as experiências de outros eventos, desde estratégias de compras de materiais até a destinação final dos resíduos.

 

Mais uma vez foi possível a integração entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Empresa Olímpica Municipal, em oportunidade na qual Edison Sanromã, Gerente de Limpezas e Descartes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, demostrou bastante interesse em trabalhar junto à SEMAC na realização dos eventos de 2016, alinhando os trabalhos da Gestão Municipal e a Gestão dos Eventos

 

Saiba mais sobre o projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos