Inscrições abertas para a nova capacitação ICLEI sobre elaboração de inventários de emissões de GEE

Inscreva-se para participar até o dia 21 de junho.

10 de jun de 2019

Reprodução

As inscrições estão abertas para participar da capacitação online sobre Inventários Municipais de Gases de Efeito Estufa que terá início na próxima segunda-feira (17)! Oferecida no Pacote de Soluções 2019, a capacitação é uma realização do ICLEI América do Sul em parceria com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, e se realizará entre os dias 17 de junho e 19 de julho de 2019, com base na experiência do Projeto Urban-LEDS e conta com apoio da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

 

Inscreva-se para participar até o dia 21 de junho.

 

Com foco em aprofundar conceitos e demonstrar a aplicação prática da metodologia Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade – GPC e suas atualizações, as capacitações permitem que os governos locais possam dar o primeiro passo na construção de uma estratégia de enfrentamento à mudança do clima, além de cumprir a 1ª etapa do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. É também uma oferta que apoia os governos locais a elaborarem seus diagnósticos com autonomia e qualidade, oferecendo o passo a passo da realização, com conceitos teóricos e demonstrações práticas das metodologias e ferramentas disponíveis.

 

O treinamento a distância é oferecido exclusivamente para gestores e funcionários de governos locais associados à Rede ICLEI e de cidades signatárias do pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM).

 

Este é o quarto ano em que o ICLEI oferece a capacitação à distância com foco em inventários de emissões de gases de efeitos estufa para apoiar governos locais em seu planejamento climático. É também o segundo ano com o formato mais dinâmico com vídeos informativos e sessões ao vivo em uma plataforma digital. Em 2018, por exemplo, foram mais de 150 participantes inscritos de 37 cidades e 7 países, com um excelente engajamento de governos interessados em aprofundar ou atualizar o seu conhecimento sobre a elaboração de inventários de emissões de GEE.

 

Cidades como João Pessoa e Niterói, no Brasil, conseguiram concluir seus inventários de emissões de GEE com apoio da capacitação do ICLEI, a ainda uma série de outras deram início à realização do seu inventário na capacitação do último ano, como Tópaga, na Colômbia, Cuenca, no Equador, e Aracaju e Rio Branco, no Brasil.

 

Neste ano, o treinamento também será oferecido sem custo às cidades signatárias do Pacto, graças a uma parceria entre o ICLEI América do Sul e o Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC) da União Europeia.

 

Em continuidade aos anos anteriores, a edição de 2019 contará com formato e conteúdo atualizados. Serão 5 sessões que combinam uma série de vídeos informativos, que podem ser acessados a qualquer momento, e também contará com sessões de interação ao vivo e com especialistas. Ao final do processo, será oferecido um certificado para aqueles que participarem de pelo menos 3 sessões ao vivo e responderem a todos os questionários de verificação de conceitos com taxa de respostas corretas superior a 70%.

 

Observações:

  • Cada governo local deverá indicar um ponto focal para liderar o processo de elaboração de inventários e a inscrição de demais representantes da cidade/estado na capacitação;
  • O ponto focal deverá ser sinalizado no momento da inscrição;
  • Não há limites para participantes de representantes por cidade.
  • A capacitação é oferecida exclusivamente para equipes de governos locais associados ao ICLEI América do Sul e cidades signatárias do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.
  • Para obter certificado ao final, é necessário participar de pelo menos 3 sessões ao vivo e responder a todos os questionários de verificação de conceitos com taxa de respostas corretas superior a 70%.