As inscrições estão abertas para participar da capacitação online sobre Inventários Municipais de Gases de Efeito Estufa que terá início na próxima segunda-feira (17)! Oferecida no Pacote de Soluções 2019, a capacitação é uma realização do ICLEI América do Sul em parceria com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, e se realizará entre os dias 17 de junho e 19 de julho de 2019, com base na experiência do Projeto Urban-LEDS e conta com apoio da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
Inscreva-se para participar até o dia 21 de junho.
Com foco em aprofundar conceitos e demonstrar a aplicação prática da metodologia Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Escala da Comunidade – GPC e suas atualizações, as capacitações permitem que os governos locais possam dar o primeiro passo na construção de uma estratégia de enfrentamento à mudança do clima, além de cumprir a 1ª etapa do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. É também uma oferta que apoia os governos locais a elaborarem seus diagnósticos com autonomia e qualidade, oferecendo o passo a passo da realização, com conceitos teóricos e demonstrações práticas das metodologias e ferramentas disponíveis.
O treinamento a distância é oferecido exclusivamente para gestores e funcionários de governos locais associados à Rede ICLEI e de cidades signatárias do pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM).
Este é o quarto ano em que o ICLEI oferece a capacitação à distância com foco em inventários de emissões de gases de efeitos estufa para apoiar governos locais em seu planejamento climático. É também o segundo ano com o formato mais dinâmico com vídeos informativos e sessões ao vivo em uma plataforma digital. Em 2018, por exemplo, foram mais de 150 participantes inscritos de 37 cidades e 7 países, com um excelente engajamento de governos interessados em aprofundar ou atualizar o seu conhecimento sobre a elaboração de inventários de emissões de GEE.
Cidades como João Pessoa e Niterói, no Brasil, conseguiram concluir seus inventários de emissões de GEE com apoio da capacitação do ICLEI, a ainda uma série de outras deram início à realização do seu inventário na capacitação do último ano, como Tópaga, na Colômbia, Cuenca, no Equador, e Aracaju e Rio Branco, no Brasil.
Neste ano, o treinamento também será oferecido sem custo às cidades signatárias do Pacto, graças a uma parceria entre o ICLEI América do Sul e o Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC) da União Europeia.
Em continuidade aos anos anteriores, a edição de 2019 contará com formato e conteúdo atualizados. Serão 5 sessões que combinam uma série de vídeos informativos, que podem ser acessados a qualquer momento, e também contará com sessões de interação ao vivo e com especialistas. Ao final do processo, será oferecido um certificado para aqueles que participarem de pelo menos 3 sessões ao vivo e responderem a todos os questionários de verificação de conceitos com taxa de respostas corretas superior a 70%.
Observações:
- Cada governo local deverá indicar um ponto focal para liderar o processo de elaboração de inventários e a inscrição de demais representantes da cidade/estado na capacitação;
- O ponto focal deverá ser sinalizado no momento da inscrição;
- Não há limites para participantes de representantes por cidade.
- A capacitação é oferecida exclusivamente para equipes de governos locais associados ao ICLEI América do Sul e cidades signatárias do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.
- Para obter certificado ao final, é necessário participar de pelo menos 3 sessões ao vivo e responder a todos os questionários de verificação de conceitos com taxa de respostas corretas superior a 70%.