II Oficina da Plataforma Regional LEDS LAC

2ª Oficina da Plataforma Regional LEDS-LAC contou com a presença da Secretária Executiva do ICLEI SAMS, Florence Laloe

22 de dez de 2013

Reprodução

Nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, 2013, foi realizado em Lima, Peru, a 2ª Oficina da Plataforma Regional LEDS-LAC, que contou com a presença da Secretária Executiva do ICLEI SAMS, Florence Laloe. A Plataforma Regional para América Latina e Caribe é uma comunidade de práticas que busca desenvolver o intercâmbio de experiências, boas práticas, participar em processos de capacitação, estabelecer nexos de colaboração e trabalho, e encontrar formas inovadoras para alcançar um desenvolvimento de baixo carbono.

 

O evento, sediado pelo Governo do Peru, ocorreu de forma conjunta com o InterCLIMA 2013, e proporcionou um fórum para que líderes latino-americanos, organizações internacionais e especialistas pudessem trocar experiências sobre a redução das emissões de GEE na busca de ações mais resilientes para esse combate.

 

A reunião contou com diversas apresentações sobre o estado da arte do desenvolvimento resiliente e de baixo carbono, paradigmas no assunto, assim como soluções para um mundo sustentável, histórias inspiradoras e também novos caminhos para a redução de GEE no Peru.

 

No segundo dia foram realizadas cinco conversas paralelas dividas em sub-temas que contaram com especialistas divididos em processos, aprendizagens e bases para a implementação de um desenvolvimento de baixo carbono. Florence Laloe, Secretária Executiva do ICLEI SAMS, moderou a mesa com tema ‘Planejamento Sub-nacional integrado ao Nacional’, que contou com apresentações da CEPAL; do Centro de Economia e Política sobre Mudança Climática da Universidade de Leeds; e da ICF Internacional.

 

O Grupo de Trabalho Regional para a América Latina e Caribe (LEDS LAC) é parte da Plataforma Global de Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono (Low Emission Development Strategies Global Partnership – LEDS GP) fundada em 2011, da qual o ICLEI faz parte.