ICLEI, UICN e TNC lançam iniciativa conjunta para reconectar cidades com a natureza

O Centro de Conhecimento e Pesquisa do CitiesWithNature será um “ponto de encontro” e uma biblioteca de recursos on-line para profissionais

02 de jul de 2018

Reprodução

Durante o Congresso Mundial do ICLEI em Montreal, Canadá, três organizações globais de referência lançaram uma iniciativa única que reconhece e valoriza a natureza nas cidades e seus arredores em todo o mundo. A plataforma global CitiesWithNature quer engajar cidades e governos subnacionais, suas comunidades e especialistas a se conectarem, compartilharem e aprenderem uns com os outros na integração da natureza em nossas cidades, de forma a beneficiar a economia local, a qualidade de vida e a conservação ambiental.

 

 

Cidades sul-americanas da Rede ICLEI – como Quito (Equador), Medellín (Colômbia), Santa Fé (Argentina), Belo Horizonte (Brasil), Campinas (Brasil) e Londrina (Brasil) manifestaram seu compromisso e interesse com a iniciativa, durante a Plenária sobre Soluções Baseadas na Natureza do Congresso Mundial.

Esta nova iniciativa soma a programas internacionais já existentes e experiência e conhecimentos significativos dos parceiros fundadores – ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, The Nature Conservancy (TNC) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês). CitiesWithNature é a mais nova sub-rede de intercâmbio e compartilhamento de conhecimento com focos temáticos, assim como outras já disponíveis para a Rede ICLEI – como a Plataforma CityFood, sobre sistemas alimentares urbanos, Aliança de Ecomobilidade, sobre transporte sustentável, e a Rede Global de Cidades Líderes em Compras Públicas Sustentáveis, sobre compras públicas sustentáveis.

 

A iniciativa está aberta a todas as cidades e governos subnacionais, independentemente do tamanho ou do nível de progresso no trabalho. Seu funcionamento está estruturado de tal forma que os participantes podem decidir o quanto querem estar envolvidos. Quanto mais ativamente se envolverem e contribuírem, mais benefícios receberão. Não há taxa associada à adesão ao CitiesWithNature. Inicialmente, um compromisso, juntamente com o envio de informações básicas, é tudo o que é necessário para se registrar e começar a participar.

 

 

Cada cidade que se une ao CitiesWithNature será convidada e apoiada, por meio de um formulário de registro online, a compartilhar suas políticas, planos, compromissos, ações e resultados relacionados à natureza e serviços ecossistêmicos. Isso se tornará um recurso poderoso para que as cidades possam se conectar, compartilhar, aprender e se inspirar mutuamente para acelerar as ações e ampliar as ambições.

 

O Centro de Conhecimento e Pesquisa do CitiesWithNature será um “ponto de encontro” e uma biblioteca de recursos on-line para profissionais, pesquisadores e outros especialistas (públicos e privados) envolverem-se e contribuírem para práticas emergentes e pensamento científico relacionado à natureza nas cidades, regiões metropolitanas e outros espaços urbanos.

 

O Hub da Comunidade CitiesWithNature será co-criado via mídias sociais. Ele estará aberto e disponível gratuitamente para qualquer pessoa de qualquer cidade do mundo para compartilhar suas experiências, fotos, videoclipes e histórias sobre a natureza nas cidades.

 

 

Para mais informações e atualizações, visite o site www.citieswithnature.org ou siga no Twitter @CitiesWNature.

 

* Notícia adaptada do press release publicado originalmente no site do Congresso Mundial ICLEI 2018. Acesse a versão original em inglês.

Tags: