ICLEI SAMS contará com nova liderança

Florence Laloë deixa o cargo de Secretária Executiva e Jussara de Lima Carvalho estará à frente da organização na América do Sul

17 de maio de 2014

Reprodução

Depois de quase sete anos dedicando-se à rede ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Florence Karine Laloë decide deixar o cargo de Secretária Executiva do Secretariado para América do Sul por motivos pessoais. A direção da organização será assumida por Jussara de Lima Carvalho, ex-Secretária de Meio Ambiente da Cidade de Sorocaba. Florence Laloë continuará colaborando pontualmente com o ICLEI em assuntos estratégicos e técnicos durante uma fase de transição em 2014.

 

Durante esses anos representando o ICLEI, desde 2011 reformado como Secretariado para América do Sul, Florence atuou quatro anos como Gerente de Projetos, principalmente com foco nos projetos associados à Campanha Cidades pela Proteção do Clima (CCP), Compras Públicas Sustentáveis e Ação Local pela Biodiversidade. A partir de 2011, passou a dirigir a instituição como Secretária Executiva, liderando a reestruturação do escritório regional do ICLEI com a introdução de novas formas de gestão, temas, projetos e abordagens sustentáveis e inovadoras – como o apoio à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no âmbito estadual e municipal em parceria com o MMA -, parcerias e nova visão estratégica, e o 1º Congresso Mundial do ICLEI na região, que ocorreu em Belo Horizonte em 2012 pré Rio+20.

 

O cargo de Secretária Executiva será assumido por Jussara de Lima Carvalho a partir de 20 de maio. Jussara Carvalho é graduada em Engenharia Química, Mestre em Saneamento e Hidráulica, e Doutora em Governança da Água. Foi secretária-executiva do Comitê de Bacias do Estado de São Paulo e coordenou o plano de bacias hidrográficas e cobrança de recursos da água. Foi também Secretária de Meio Ambiente da Cidade de Sorocaba entre 2009 e 2014, levando a cidade a ganhar o segundo lugar em 2012 e o primeiro lugar em 2013 no ranking das cidades paulistas inscritas no Programa Município Verde-Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

 

A rede ICLEI agradece o excelente trabalho realizado por Florence Laloë durante todos esses anos, que abriram novos caminhos para a organização e fizeram avançar a agenda de cidades sustentáveis na América do Sul. Damos as boas vindas a Jussara Carvalho, que a partir de sua experiência prática à frente da pasta de meio ambiente poderá aportar importantes contribuições ao nosso movimento global.

Veja abaixo as palavras de despedida de Florence Laloë:

 

“Chegou o fim de mais um grande ciclo. Foram 7 anos no ICLEI, sendo quase 4 liderando a organização na América do Sul, uma grande fase de aprendizado e amadurecimento pessoal e profissional. O ICLEI me proporcionou momentos de muitos desafios, mas também um universo de oportunidades, amigos e família, pelo qual serei eternamente grata.

 

Tive o privilégio de cruzar o caminho de pessoas maravilhosas e inspiradoras, que me ensinaram muito. Tive a benção de trabalhar com o que amo e acredito, de lutar e batalhar diariamente por um mundo mais justo e mais sustentável, por políticas públicas que impulsionem uma economia mais verde e mais inclusiva e por cidades mais sustentáveis.

 

Saio com o sentimento de dever cumprido. Após anos de comprometimento e dedicação, estou confiante de que contribuí para a consolidação e fortalecimento do ICLEI na região. Ainda temos um grande percurso a percorrer, seguramente com muitos obstáculos, mas que são na verdade proporcionais ao tamanho do desafio colocado: construir cidades mais sustentáveis e inclusivas, que proporcionem qualidade de vida, saúde e felicidade a seus habitantes, diante de um cenário de aumento da população urbana, escassez de recursos naturais e impactos decorrentes da mudança do clima.

 

Só tenho a agradecer aos amigos e parceiros pela confiança, apoio e amizade. Ainda estarei colaborando com o ICLEI na fase de transição e pontualmente em temas técnicos e estratégicos. Chegou a hora de explorar novos mundos e abrir espaço para uma nova fase na organização.”

 

Tags: