O projeto “Laboratório Cidades Circulares 2.0”, que começa em março e vai até maio, tem como objetivo identificar e priorizar as oportunidades de desenvolvimento circular no município. O prazo para a inscrição começa nesta sexta-feira (25/02) e segue até as 23h59 do dia 11 de março. Podem participar do Edital cidades com até 500 mil habitantes associadas ao ICLEI e que estejam com a anuidade em dia.
Apenas um município será escolhido e terá acesso a uma ferramenta online, que se baseia em dados socioeconômicos e nos recursos disponíveis naquela região, munindo a cidade selecionada com soluções práticas na transição para implementação de ações que fomentem a economia circular. Para isso, a cidade vai participar de um processo de mapeamento de ações, desafios e oportunidades que darão suporte ao teste da metodologia para aprimorar a ferramenta que será desenvolvida e adaptada para o contexto sul-americano.
Para garantir que a ferramenta possa ser adaptada aos diferentes contextos e necessidades regionais, especialistas do ICLEI testaram o modelo em 10 cidades-piloto de três regiões do mundo. A análise forneceu uma visão geral de como e quanto dos recursos são consumidos e desperdiçados, e em quais setores as intervenções podem ser feitas.
O projeto é financiado pela Fundação MAVA e implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Circle Economy, Metabolic e Fundação Ellen MacArthur e está baseado no protótipo da ferramenta Circle City Scan.
Entre os critérios de seleção estão o engajamento do município com políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento circular (que tem como característica a utilização racional dos recursos naturais e renováveis, respeitando o ciclo da sustentabilidade e da resiliência) e o comprometimento com a participação nas atividades do Laboratório Cidades Circulares 2.0, por meio de Carta de Adesão de adesão assinada pelo/a Prefeito/a.
🌐 Clique aqui para acessar o Edital completo.