A Chamada Nacional de Participantes para o programa de aceleração do ICLEI Innovation foi lançada nesta terça-feira (21/07).
O edital tem a intenção de selecionar equipes, startups, produtos, serviços e processos inovadores no segmento de arborização ou de áreas verdes urbanas, que fortaleçam a gestão e a sustentabilidade das cidades, promovam espaços verdes, adotem soluções baseadas na natureza e gerem resultados mensuráveis, também com o objetivo de promover a saúde e o bem estar nas cidades e a adaptação às mudanças climáticas, tendo em vista o atual contexto de pandemia em razão da Covid-19.
Clique aqui para acessar a Chamada Nacional de Participantes. As inscrições devem ser realizadas através deste link e estão abertas até às 23:59 do dia 16 de agosto.
O Programa de Aceleração vai ajudar os empreendedores a ganharem escala e busca fomentar a geração de tecnologia aplicada a demandas e desafios das cidades, com foco no desenvolvimento urbano sustentável, bem como oferecer soluções para os 80 governos locais associados ao ICLEI América do Sul. As soluções que demonstrem compromisso com o atendimento de um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) terão preferência na seleção.
Após a seleção das propostas, será realizada a fase de aceleração, que terá aproximadamente 12 semanas e inclui conhecimento, mentoria, operação estratégica assistida e suporte.
Após essa etapa, será realizada a apresentação final de cada um dos 10 participantes selecionados, para seleção de até cinco projetos, para que o ICLEI América do Sul considere a possibilidade de incluir as tecnologias desenvolvidas em seu pacote de soluções de 2021.
Webinar de lançamento
Para lançar a Chamada Nacional de Participantes, foi realizado um webinar que reuniu representantes do ICLEI América do Sul e da Publicae, além de diversos membros das organizações parceiras e patrocinadoras do ICLEI Innovation.
“O ICLEI Innovation nasce como um ponto de convergência entre as estratégias de inovação das cidades e suas estratégias de desenvolvimento sustentável para integrá-las cada vez mais”, afirmou o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, na abertura do webinar. Emanuel de Oliveira, da Publicae, ressaltou a importância da iniciativa e do processo de co-criação para superar os obstáculos do desenvolvimento urbano sustentável.
“A participação dos governos locais em projetos como este certifica a atuação das startups e gera potencial de replicação”, observou Bernardo Egas, secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e coordenador nacional do Fórum CB27.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Aline Cardoso, comentou que a cidade já tem dado espaço às soluções urbanas que aliem tecnologia e inovação, mas nem sempre ligadas à temática ambiental. Para ela, “iniciativas que usam a biodiversidade como fio condutor fazem sentido para o futuro da cidade, do trabalho e da economia.”
Já o representante do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, reforçou a inteligência da aposta da prefeitura de Porto Alegre em inovação. “Devemos abrir as portas para novos modelos que nos permitam gerar cidades melhores para se morar.”
“O desenvolvimento urbano funciona a partir da rede de colaboração. A tecnologia favorece o diálogo e traz engajamento. As cidades precisam incorporar aspectos de tecnologia e envolver outros atores nessa construção” disse Ana Romanelli, gerente da agenda de Cidades Sustentáveis da Fundação Avina.
Mariana Noronha, gerente da Aliança pela Inovação e Sustentabilidade, que reúne Fundação Brava, Instituto Humanize e Instituto Arapyaú, acredita que “a inovação nos governos locais pode ajudar na melhoria da gestão pública e da oferta de serviços para alcançar o desenvolvimento urbano sustentável de forma abrangente”.
A CEO e co-fundadora da Wylinka, Ana Calçado, elogiou a proposta do ICLEI Innovation de acessar o universo da inovação e da tecnologia ao conectar startups com esfera públicas onde as soluções podem ser implementadas. Já o representante da Climate Ventures, Lucas Nieto, lembrou que o futuro é coletivo. “As redes que aqui se formam vão fortalecer o ecossistema como um todo com fluxos de informação robustos e diversidade de atores e papéis.”
Diretora executiva da Sea Legacy, Gabriela Ferolla afirmou que sua organização aposta em co-criações inovadoras para o desenvolvimento de soluções aos desafios complexos e multidimensionais apresentados pelos governos locais.
“As áreas verdes convergem ações de adaptação e mitigação à mudança climática. Boas iniciativas vão surgir do ICLEI Innovation e colaborar com a drenagem nas cidades, com contenção e diversidade biológica”, pontuou Rodrigo Wanderley, gerente do programa Amigo do Clima, da WayCarbon.
O evento foi transmitido no YouTube do ICLEI América do Sul e pode ser assistido na íntegra aqui.
Sobre as organizações
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 100 países, a organização influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 80 governos associados em oito países a este movimento global.
A Publicae é uma uma joint venture estabelecida entre FCJ Venture Builder e Houer Concessões, especialistas em aceleração de startups e mercados de inovação.
Parceiros
O ICLEI Innovation conta com parceiros institucionais e técnicos, além de patrocinadores, que são referência em inovação e sustentabilidade nas cidades e ajudarão a dar visibilidade e alcance ao projeto.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e a agência de desenvolvimento Fomenta Rio são parceiros e patrocinadores do ICLEI Innovation.
O projeto também conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e das agências de desenvolvimento Green Sampa e Ade Sampa, e da Prefeitura de Porto Alegre, através da agência de desenvolvimento Pacto Alegre.
Entre os parceiros técnicos e institucionais do ICLEI Innovation estão: Aliança pela Inovação (Fundação Brava, Instituto Humanize e Instituto Arapyaú); Climate Ventures; Fórum CB27; Fundação Avina; Sea Legacy; WayCarbon; e Wylinka.
Para mais informações do ICLEI Innovation, acesse o site do projeto.