ICLEI e parceiros organizam a 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais em Brasília no âmbito da 8ª edição do Fórum Mundial da Água

8ª edição do Fórum Mundial da Água, que será realizado pela primeira vez na América do Sul entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília.

18 de mar de 2018

Reprodução

Evento busca criar espaços de discussão sobre financiamento da infra-estrutura de saneamento básico, desafios da governança para provisão universal da água e saneamento, e adaptação e resiliência“Compartilhando Água” é o tema da 8ª edição do Fórum Mundial da Água, que será realizado pela primeira vez na América do Sul entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília.

 

O evento, que reunirá um amplo conjunto de atores de diversos níveis do governo, é o maior e mais importante espaço de discussão sobre a gestão de recursos hídricos que busca promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações que contribuam para conservação, proteção, planejamento, gestão e uso eficiente deste recurso.

 

Nesse contexto, nos dias 20 e 21, o ICLEI juntamente com o Conselho Mundial da Água, a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República do Brasil, Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU),a Aliança Mundial de Parcerias entre Operadores de Água – ONU Habitat e a Confederação Nacional dos Municípios, promoverão a 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais para discutir os desafios que enfrentam os governos locais e regionais na gestão dos recursos hídricos.

 

O evento reunirá Prefeitos, Secretários e autoridades locais de todo o mundo e contará com uma delegação do ICLEI de mais de 20 representantes, provenientes de 13 cidades e 5 países; que participarão das discussões e compartilharão suas experiências nos dias da Conferência.O evento está organizado em duas sessões plenárias, oito sessões paralelas e uma sessão para apresentação de casos de sucesso na gestão da água.

 

A primeira sessão plenária intitulada “Da governança local da água às agendas internacionais”, explorará o vínculo entre a governança da água a nível local e a exigência dos compromissos assumidos para a implementação das diversas agendas, em particular o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6. A segunda sessão plenária, “Compartilhando água: cooperação em todos os níveis” abordará o compartilhamento da água e a necessidade de cooperação intersetorial e mutinível para sua gestão.

 

A discussão permitirá dividir conhecimentos e práticas sobre recursos hídricos.Por outro lado, as sessões paralelas abordarão questões como financiamento das infra-estruturas de saneamento básico, acesso equitativo à água, governança local, abastecimento e combate à escassez da água, e adaptação e resiliência.

 

Histórias de sucesso

 

No segundo dia da conferência haverá um espaço dedicado à apresentação de casos de sucesso, no qual uma série de histórias inspiradoras serão apresentadas por prefeitos, governadores e outros atores locais. O objetivo é demonstrar como a liderança local ou regional age para resolver os desafios relacionados à água e como isso impacta um cenário mais amplo.

 

Por fim, como resultado final do evento, será realizada uma sessão na qual todas as autoridades participantes serão convidadas a endossar, por aclamação, o “Chamado de Ação” de Brasília.

 

Experiência israelense

 

O ICLEI em parceria com a Israel Trade & Invesment Brazil, realizará em paralelo o seminário: “Enfrentando os desafios da água em regiões escassas”, que tem como objetivo proporcionar aos governos locais e regionais um intercâmbio de experiência sobre a gestão de recursos hídricos tanto no setor público como no privado.

 

Além disso, as instituições vem promovendo oportunidades de diálogos bilaterais entre os governos locais, parceiros interessados e empresas israelenses com o intuito de conhecer oportunidades de desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão dos recursos hídricos. Esta atividade contará com o apoio da Câmara Internacional de Negócios (CIN) e será realizada no Pavilhão Oficial de Israel no Fórum Mundial da Água.

 

Nota. A 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais e o seminário “Enfrentando os desafios da água em regiões escassas” serão realizados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para maiores informações sobre a agenda, acesse aqui.

Tags: