ICLEI e FNP fortalecem parceria para promover desenvolvimento sustentável nos municípios

Dentre os principais itens contemplados no Acordo, as organizações comprometeram-se a trabalhar conjuntamente para a implementação local dos Acordos Internacionais

28 de nov de 2016

Crédito: Douglas Oliveira/FNP

O ICLEI América do Sul e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) renovaram, nesta segunda-feira (28), Acordo de Cooperação para promover ações conjuntas para o fortalecimento e promoção local da sustentabilidade, qualidade urbana e proteção ambiental. A renovação da parceria, iniciada em 2011, foi oficializada pelo Prefeito de Belo Horizonte e Presidente da FNP, Márcio Lacerda, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e a Gerente de Políticas e Estratégias do ICLEI, Bruna Cerqueira, durante a 70ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Campinas.

 

“A preocupação das pessoas com a qualidade de vida do local que vivem é algo muito intenso, então nada melhor que dialogar com organismos internacionais e nacionais, tendo como foco o município”, afirmou o prefeito Jonas Donizette, ao celebrar a assinatura do Acordo de Cooperação. “É da ação local que se constrói o macro, para uma política de preservação ambiental mais adequada”, destacou.

 

Dentre os principais itens contemplados no Acordo, as organizações comprometeram-se a trabalhar conjuntamente para a implementação local dos Acordos Internacionais de Sustentabilidade –  como a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris, e a Nova Agenda Urbana – por meio de workshops, treinamentos e compartilhamento de conhecimentos e experiências. Também é objeto do Acordo ampliar espaços de diálogo dos governos municipais junto ao Governo Federal e fornecer apoio para a realização do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS), em Brasília, em abril de 2017.

 

Na ocasião, foram abertas as inscrições do IV EMDS, considerado um dos maiores eventos sobre sustentabilidade urbana do país. Esta edição terá como foco principal a temática “Reinventar o Financiamento e a Governança das Cidades”, e será realizado de 24 a 28 de abril de 2017, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF.

 

As inscrições podem ser feitas aqui.

* Com informações da Frente Nacional de Prefeitos.