ICLEI anuncia novas parcerias para envolver crianças e jovens nas agendas de sustentabilidade urbana

Construir parcerias e fortalecer coalizões diversas entre todas as partes interessadas são algumas das metas relacionadas ao ODS 17

15 de abr de 2019

Evelyn Araripe, presidente e Diretora Executiva da Plant-for-the-Planet Brasil e Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI América do Sul, durante a assinatura da parceria.

Construir parcerias e fortalecer coalizões diversas entre todas as partes interessadas são algumas das metas relacionadas ao ODS 17 para garantir o cumprimento da Agenda 2030.

 

 

 

Em um movimento para aproximar a juventude e as universidades dos grandes desafios urbanos, a Rede ICLEI América do Sul anunciou duas novas parcerias para fortalecer o engajamento da juventude nas agendas de sustentabilidade, durante a abertura do XVI Encontro Nacional do Fórum CB27, em Florianópolis, no domingo (14).

 

“A natureza das agendas com as quais o ICLEI trabalha são de longo prazo, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com horizonte para 2030, e o Acordo de Paris, em 2050, portanto as futuras gerações precisam estar envolvidas com protagonismo”, comentou o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, sobre a motivação para iniciar uma linha de atuação focada nas lideranças do futuro. “Os governos locais devem prestar atenção na juventude, hoje, pois o centro do conceito de sustentabilidade é permitir que as gerações futuras usufruam de condições pelo menos iguais às que temos hoje, então negligenciar esse público significa romper com o conceito de sustentabilidade”.

 

Como parte de seu compromisso para apoiar a formação de lideranças do futuro, a parceria com a organização alemã Plant-for-the-Planet oferece atividades de educação ambiental e plantios coletivos para escolas municipais para todos os associados da Rede ICLEI na América do Sul. Com foco em crianças de 7 a 12 anos, a Plant-for-the-Planet realiza ações educativas – chamadas academias – para formar embaixadores da justiça climática, sensibilizando o público infantil sobre a agenda da mudança do clima de forma lúdica, e realizando plantios coletivos para apoiar na solução do problema em suas comunidades.

 

“Nosso trabalho só será possível em parceria com os municípios, por serem quem concentra a maior quantidade de alunos, via rede municipal de ensino, e também com as políticas locais de arborização urbana”, disse Evelyn Araripe, Presidente e Diretora Executiva da Plant-for-the-Planet Brasil. “O ICLEI soma com sua experiência de décadas atuando junto aos governos locais, pois não faz sentido duplicarmos esforços em uma coisa que podemos fazer juntos”, finalizou.

 

Em 2018, em um encontro proporcionado pelo Fórum CB27, a Plant-for-the-Planet Brasil estabeleceu parcerias com as Prefeituras Municipais de Curitiba e Salvador, comprometendo-se com a realização de 40 academias e o plantio de até 10.000 árvores em cada cidade. Com a nova parceria, o ICLEI passa a oferecer a expertise da Plant-for-the-Planet para todos os governos da Rede em seu Pacote de Soluções de 2019.

 

Também nesta ocasião foi anunciada a parceria entre ICLEI e a Youth Climate Leaders (YCL), organização internacional que promove a capacitação e preparação de jovens nas discussões internacionais sobre clima, de forma a estimular o exercício de liderança e a visão integrada para as agendas de sustentabilidade na atuação profissional.

 

No âmbito dessa colaboração, o ICLEI oferece uma bolsa para o “Curso de Desenvolvimento de Lideranças em Mudança do Clima Para o Século XXI” no Brasil para um de seus colaboradores, e também contribui para a curadoria da programação do programa de Imersão, que levará uma delegação de jovens para Alemanha e Índia a partir de agosto.

 

De acordo com Cassia Moraes, fundadora e CEO do YCL, o tema da imersão internacional selecionado neste ano é “cidades e clima. “Acredito que as cidades e estados estão emergindo como pólos de ação climática. Nossa ideia é ver essa parceria como um catalisador para o plano de ‘localizar’, porque como uma rede global, nós vemos os hubs locais como uma forma de nossos alumni voltarem para sua cidade e atuarem em projetos locais, mas sempre conectados a nossa rede global, tanto de parceiros como de outros membros.”

 

Tags: