Governos locais da América do Sul e a caminhada até a COP15 de biodiversidade

Diálogo Multinível proporciona espaço de interlocução entre atores relevantes no Perú

27 de maio de 2021

Lima, Perú | Crédito: Aarom Ore

Neste ano, será estabelecido um novo marco global para a biodiversidade. Nenhuma das Metas de Aichi, estabelecidas durante a décima Conferência das Partes para a Biodiversidade (COP10), em 2011, foi cumprida integralmente e agora elas passarão por um processo de renovação para serem mais coerentes com o momento atual de aumentar a ambição das ações que preservam a biodiversidade e os ecossistemas. 

 

O último relatório da Plataforma Intergovernamental Sobre a Biodiversidade e os Serviços Ecossistêmicos (IPBES), divulgado no primeiro semestre de 2019, mostra que a situação da biodiversidade é alarmante e demanda uma reação imediata. O documento, que contou com a contribuição de 310 especialistas e avaliou cerca de 15.000 artigos científicos ao longo de três anos, informa que das oito milhões de espécies de animais e plantas existentes na Terra, cerca de um milhão estão ameaçadas de extinção.

 

Nesse sentido, o ICLEI América do Sul, com o apoio do ICLEI África e do Cities Biodiversity Center, realiza uma série de eventos chamados “Diálogos Multiníveis”. A iniciativa promove o diálogo entre os níveis de governo na  rota para a COP15 de biodiversidade e são realizados no contexto do Post 2020 Biodiversity Framework com apoio da União Europeia (UE) e implementados pela Expertise France. 

 

 

O primeiro debate, de uma série de três, aconteceu no último dia 27 de maio e contou com a contribuição dos governos locais do Peru, um dos dez países mais biodiversos do mundo e que tem sido influente na promoção da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável em nível regional, desempenhando um papel ativo no ambicioso Acordo de Escazú, foi inclusive sede do III Congresso de Unidades de Conservação da América Latina e do Caribe, em outubro de 2019. 

 

 

Gabriel Quijandría Acosta, Ministro do Meio Ambiente do Peru, destaca a importância do envolvimento dos governos locais e regionais nos diálogos para o novo marco global pós-2020. “É no nível local que vemos que as diferentes agendas de meio ambiente, biodiversidade, clima e resiliência se uniram por um único objetivo: melhorar as condições de desenvolvimento e o bem-estar das pessoas.” 

 

 

Durante o evento, com o intuito de aumentar e conscientizar o envolvimento de seus governos regionais e locais, participaram apresentando as boas práticas relacionadas à biodiversidade: Município de Lima, Governo Regional de Loreto, Município Distrital de Comas, Periferia do Peru, Município Distrital de Vice e Município Distrital de La Brea.

 

 

Para Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, o espaço de diálogo proporcionado pelo evento, potencializa e dá escala para a nova estrutura global da biodiversidade pós-2020. “Precisamos de cada vez mais espaços de discussão para que os  governos locais tragam suas contribuições nas agendas internacionais e especialmente para o novo marco global pós-2020.”

 

 

O evento também proporcionou uma interlocução para que as cidades presentes pudessem aderir à plataforma CitiesWithNature, que dá visibilidade  às ações dos governos locais em   relação à proteção da natureza e da biodiversidade, promovendo um intercâmbio de informações e oportunidades entre seus integrantes. Além disso, as cidades e organizações participantes foram convidadas a aderir à Declaração de Edimburgo, documento de posicionamento de governos subnacionais de todo o mundo com recomendações para a negociação da agenda pós 2020, sendo a principal delas o reconhecimento do papel crucial dos atores subnacionais em sua implementação. 

 

 

Os próximos eventos dos Diálogos Multiníveis acontecerão nos dias 08 e 10 de junho, para o Brasil, e no dia 25 para a Colômbia. Acompanhe!