A importância das Unidades de Conservação nos territórios

Terceiro webinar da sub-rede AP Locais compartilhou sobre os principais ganhos em ter um olhar estratégico para as unidades de conservação

01 de mar de 2021

APA - Capivari Monos | Crédito: Prefeitura de São Paulo

Aconteceu na última quarta (24), o terceiro webinar da sub-rede APLocais, no contexto do projeto Áreas Protegidas Locais e Outras Medidas de Conservação baseadas em Área em nível dos governos locais – o evento compartilhou as experiências e aprendizados obtidos durante o piloto do programa de aceleração realizado em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) na Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, em São Paulo (SP).  

 

O programa de aceleração desenvolvido pelo ICLEI com o apoio do Sense-Lab foi criado no contexto do projeto Áreas Protegidas Locais, tendo como objetivo promover o olhar empreendedor e inovador na administração pública de áreas protegidas locais.

 

Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, afirma que as Unidades de Conservação (UCs), são instrumentos importantes para o desenvolvimento sustentável. “Pela experiência e escuta ativa do ICLEI aos governos locais o investimento nas UCs é tratado como um custo para os municípios, o programa de aceleração vem para criar outra estratégia diante desse posicionamento e dar senso de urgência para o impulsionamento e importância das Unidades”.

 

Eduardo Toshio Sugawara, consultor do Sense-Lab, compartilha que uma das ações da metodologia do programa de aceleração é empoderar as gestões municipais de que as UCs são um ativo para o desenvolvimento sustentável “O programa mostra uma abordagem complementar de fazer a gestão das UCs, alinhando o conceito de inovação com os anos de experiência dos gestores, o que alavanca o empreendedorismo e possibilita a construção de resultados concretos e mais rápidos de serem alcançados”. 

 

Anita Martins, diretora da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação  SVMA da Prefeitura Municipal de São Paulo, afirma que o programa de aceleração promove o olhar estratégico para as UCs, quando identifica os principais pontos de desenvolvimento, no caso da APA Capivari-Monos, o território e suas características oferecem maior potencial para a promoção do turismo e agricultura. “O mais importante desse movimento é que o programa respeita e preserva a biodiversidade local, as características culturais e potencializa os atrativos para serem uma opção de desenvolvimento econômico e social nos territórios.  

 

“Através da teoria de mudança elaborada durante o programa, foram estabelecidos dois planos de trabalho focados em acelerar as ações de turismo e agricultura da APA, os planos de trabalho irão contribuir para que as câmaras técnicas instruam os seus conselhos gestores e auxiliem na efetivação dos planos, que vão contar com a contribuição dos atores locais e iniciativas para que os objetivos sejam alcançados”, afirma Luccas Longo, gestor da APA Capivari-Monos e da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação da SVMA. 

 

Longo acredita que as UCs são instrumentos de articulação fundamentais, para que as cidades continuem crescendo e possam realizar a manutenção de serviços ecossistêmicos através de políticas públicas efetivas. 

 

Sophia Picarelli, gerente de biodiversidade e desenvolvimento circular do ICLEI América do Sul, afirma que o programa deve ser um caminho para os governos que buscam consolidar um desenvolvimento mais sustentável em seus territórios. “Acreditamos que a metodologia traz um novo olhar que pode ajudar a superar diversos desafios deste trabalho diário que os gestores enfrentam, e  ser uma forma de acelerar de maneira cooperativa os processos de reconhecimento das UCs como uma peça fundamental para o desenvolvimento do território. 

 

Assista aqui o evento na íntegra

 

______________________________________________________________

 

O Programa de Aceleração para Unidades de Conservação está com chamada aberta 

 

São elegíveis os municípios que completarem a inscrição até o dia 08 de março de 2021, possuam ao menos uma Unidade de Conservação Municipal (das categorias Parque Natural, Monumento Natural, Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Florestas Municipais) cadastrada no CNUC (Cadastro Nacional de Unidades de Conservação); possuam um plano de manejo e um conselho gestor formalizado por regimento. A previsão é de início no final de março e término em dezembro de 2021.

 

Neste momento serão selecionadas cinco Unidades de Conservação que, ao longo de nove meses (sendo 6 meses de participação ativa no programa de aceleração e 3 do período de  acompanhamento dos desdobramentos da aceleração), participarão do programa virtual composto por encontros coletivos e atividades individualizadas. 

 

Consulte o regulamento e inscreva-se.

 

Saiba mais sobre a sub-rede áreas protegidas locais.  

Entenda o projeto Áreas Protegidas Locais

Tags: