Google e ICLEI cooperam em fundo piloto para ações climáticas locais orientadas por dados

O fundo visa apoiar as organizações da sociedade civil para ajudar suas comunidades

12 de dez de 2019

Foto: Subsecretaria de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Nação // Argentina

Notícia originalmente publicada no site do ICLEI Global

 

 

Madri, Espanha (10 de dezembro de 2019) – Durante a COP25 em Madri, onde governos nacionais, regionais e locais de todo o mundo se reúnem para discutir os últimos esforços para combater as mudanças climáticas, o Google e o ICLEI anunciaram uma parceria para oferecer um fundo de 4 milhões de dólares para apoiar instituições acadêmicas europeias e latino-americanas, sem fins lucrativos, que lideram os esforços de ações climáticas implantadas a nível local e orientadas por dados.

 

 

O fundo visa apoiar as organizações da sociedade civil para ajudar suas comunidades a agirem nos esforços de mitigação do clima e do desenvolvimento sustentável.

 

 

A ferramenta online Environmental Insights Explorer (EIE) do Google está atualmente fornecendo a mais de 100 cidades em todo o mundo dados para medir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a oportunidade de tomar medidas para reduzir as emissões de CO2 com base nesses dados. O Fundo de Ação está explorando como as comunidades podem ser capacitadas para transformar essas ideias em ações e projetos em nível local.

 

 

O ICLEI apoiará a alocação do fundo para projetos que usem os dados a nível municipal para estabelecer medidas climáticas. Os governos locais podem apoiar esse esforço através da divulgação de organizações acadêmicas e sem fins lucrativos em suas cidades, participando de planos de ação climáticos locais e identificando ações de implementação.

 

 

“Embora os dados sejam um idioma universal, ainda precisam ser efetivamente traduzidos em ações climáticas locais”, explicou Wolfgang Teubner, diretor regional do ICLEI Europa. “Os dados podem ser apresentados de uma maneira envolvente e fácil de entender, informar e motivar as pessoas a tomarem atitudes para mudar. É por isso que o Google EIE e o ICLEI estão colaborando para trabalhar com atores da sociedade civil para aproveitar esse potencial e transformar as cidades em lugares mais resilientes ao clima e sustentáveis.”

 

 

Além do fundo, o Google também oferece uma ferramenta on-line que fornece dados de alta resolução para medir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e adotar medidas efetivas e com embasamento para reduzir as emissões de CO2.

 

 

Em colaboração com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, a ferramenta Environmental Insights Explorer (EIE) já abrange 100 cidades em todo o mundo, permitindo reconhecer facilmente as emissões de edifícios, áreas verdes, potencial cobertura verde ou solar e muito mais.

 

 

“Precisamos de ações ambiciosas entre os atores globais para reduzir as emissões de GEE e frear o aquecimento global. Essa parceria entre o Google e o ICLEI exemplifica isso e prova que nenhuma barreira pode impedir aqueles comprometidos com o combate às mudanças climáticas”, disse Edgar Villaseñor Franco, Secretário-Executivo do ICLEI México, América Central e Caribe.

 

 

O primeiro beneficiário do fundo é a Iniciativa Climática de México (ICM), uma ONG baseada no México que aplica a política climática internacional para reduzir localmente as emissões de GEE e promover o desenvolvimento de baixo carbono no México.

 

 

O fundo apoia o programa da ICM “Hogar Solar”, uma iniciativa que combate a pobreza energética, direcionando investimentos públicos para a instalação de painéis solares para beneficiar aqueles que não podem acessar eletricidade limpa e acessível.

 

 

 

“O ICLEI e o Google juntos abordarão o impacto social climático nas cidades, aproximando o ICLEI do ecossistema de inovação e aproximando o Google da agenda de justiça climática. Esperamos ampliar essa parceria, que já nasce como um sucesso”, afirmou Rodrigo de Oliveira Perpetuo, Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul.

 

 

 

Como as cidades são responsáveis ​​por mais de 70% das emissões globais, capacitá-las com dados e tecnologia abrangentes e relevantes para o clima pode desempenhar um papel crítico na catalisação de ações e planejamento de sustentabilidade locais e baseados em dados.