Durante o III CAPLAC, acontece o Encontro Internacional “Governos Locais: Conservando a biodiversidade para o bem-estar de todas e todos” e outros eventos do projeto Áreas Protegidas Locais.
A 3ª edição do Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e do Caribe (III CAPLAC, em sua sigla em espanhol) acontece entre os dias 14 e 17 de outubro, em Lima, no Peru. Com o tema Soluções para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável, o evento reúne abordagens sobre a conservação de áreas protegidas na América Latina e no Caribe e oferece um espaço para debates e intercâmbio de experiências entre diversos atores que atuam em políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.
O CAPLAC acontece a cada 10 anos e é organizado pelo Ministério do Ambiente (MINAM) do Peru, o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP), RedParques e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A última edição foi realizada na cidade de Bariloche, na Argentina, em 2007, e deixou como legado a Declaração de Bariloche.
Ao final da 3a edição do congresso será divulgada a Declaração de Lima, documento que pretende destacar a importância das áreas protegidas para a conservação da natureza e promoção do desenvolvimento sustentável e bem-estar das populações da América Latina e do Caribe. O documento também oferecerá insumos dos atores na região para o próximo Marco de Objetivos Globais, que será assinado na 15ª Conferência das Partes (COP) no Convênio sobre a Diversidade Biológica (CDB) em 2020, na China, aumentando a ambição das Metas de Aichi para a Biodiversidade.
Para dar visibilidade ao papel dos governos locais na conservação da biodiversidade, divulgar experiências e lições aprendidas na gestão efetiva de áreas protegidas locais e outras medidas de conservação e possibilitar espaços de intercambio de informações sobre marcos legais e institucionais na região, o projeto regional Áreas Protegidas Locais organiza uma série de eventos ao longo do III CAPLAC.
Na quarta-feira (16), a partir das 18h, acontecerá no Encontro Internacional o debate “Governos Locais: Conservando a biodiversidade para o bem-estar de todas e todos. Áreas Protegidas e OMEC a nível de municípios e governos autónomos”.
A discussão visa compartilhar a situação, desafios e oportunidades das Áreas Protegidas e outras medidas de conservação dos governos locais no Brasil, Colômbia, Equador e Peru; mecanismos financeiros para a conservação local da biodiversidade e difundirá experiências para fomentar a aprendizagem entre governos locais.
Confira também outros eventos de destaque para representantes dos governos locais promovidos pelo projeto Áreas Protegidas Locais no III CAPLAC.
O projeto Áreas Protegidas Locais é implementado no Brasil, Colômbia Equador e Peru pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Brasil, o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MADS) da Colômbia, Ministério do Ambiente (MAE) do Equador e Ministério do Ambiente (MINAM) do Peru. O Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha apoia o projeto regional por meio da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).
Serviço:
III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e do Caribe (CAPLAC)
Data: 14 a 17 de outubro
Local: Centro de Convenções de Lima (Peru) / https://goo.gl/maps/dk5BbM9nRd2TUMKT7
Saiba mais e veja a programação completa do III CAPLAC: https://www.areasprotegidas-latinoamerica.org/