Eventos sobre Sustentabilidade para acompanhar em 2017

Confira a seguir uma lista de eventos nacionais e internacionais que aprofundarão a discussão

14 de fev de 2017

Reprodução

Em continuidade aos últimos dois anos em que foram assumidos grandes acordos e campanhas globais, como os ODS, Acordo de Paris, o Marco de Sendai para Redução de Riscos e Desastres e a Nova Agenda Urbana, os eventos ao longo de 2017 terão como foco a implementação de ações práticas, com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas nos marcos de sustentabilidade.

 

 

Confira a seguir uma lista de eventos nacionais e internacionais que aprofundarão a discussão:

 

Oficinas “Implementação Local das Agendas Globais de Sustentabilidade” no Brasil e Colômbia – O ICLEI América do Sul e uma série de parceiros promovem nos meses de fevereiro e março as oficinas “Implementação Local das Agendas Globais de Sustentabilidade”, respectivamente no Brasil e Colômbia. Serão oficinas oferecidas a servidores técnicos municipais e representantes de públicos interessados estratégicos, como organizações da sociedade civil, agências de financiamento e representantes de governos estaduais e municipais, para desenhar um mapa do caminho para a execução das metas colocadas no acordos globais de sustentabilidade – como os ODS, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana – no âmbito local. Em fevereiro, o evento é realizado em parceria com o Centro Rio+ e com o Programa Cidades Sustentáveis, e conta com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento e parceria do Compacto de Prefeitos e Pacto de Prefeitos pela Energia e Clima.

 

14 de fevereiro | Brasil
Março | Colômbia
Saiba mais em nosso site

 

 

 

IX Encontro Nacional do CB27 – O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 vai se reunir em Salvador, de 14 a 16 de março. Em sua 9a edição, este será o primeiro encontro após o processo de eleições municipais, que culminou na renovação da maior parte dos prefeitos e equipes municipais nas capitais do país. Cada encontro gera uma Declaração conjunta dos gestores, na qual avaliam os avanços realizados na gestão ambiental de suas cidades e reforçam compromissos com metas mais ambiciosas.

 

 

 

14 a 16 | Salvador, Brasil
Saiba mais em: forumcb27.com.br

 

Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas (PR17)/UNISDR – Montreal, Canadá.

 

Após o estabelecimento do Marco de Sendai sobre Redução de Riscos de Desastres, o encontro da Plataforma para a Redução do Risco de Desastres nas Américas acontecerá em Montreal, no Canadá, será a primeira oportunidade para que os governos e as partes interessadas das Américas discutam e acordem um Plano de Ação Regional para apoiar a implementação do Marco de Sendai para a RRC 2015-2030.

 

7 a 9 de março | Montreal, Canadá
Saiba mais: eird.org/rp17

 

Série de Debates “O Futuro das Cidades” – Realizada pelo Instituto Envolverde, organização da sociedade civil que produz jornalismo com foco na pauta da sustentabilidade, e apoiada pelo ICLEI América do Sul e Unibes Cultural. Dentre os principais objetivos desta série de eventos estão: discutir temas de pouca visibilidade para a sociedade e que são estruturais para a construção de uma sociedade mais sustentável, reunir especialistas, gestores e representantes da sociedade para abordar estas temáticas à luz de políticas públicas existentes e disseminar boas práticas no âmbito de políticas para o desenvolvimento sustentável. Serão seis encontros realizados no espaço do Unibes Cultural, em São Paulo.

 

Saiba mais: envolverde.com.br

 

IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – EMDS – Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Sebrae, o EMDS é um evento bienal que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras. Em sua quarta edição, realizada de 24 a 28 de abril, em Brasília/DF, o EMDS tem o objetivo de fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Para isso, tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, que, durante cinco dias, terá atividades voltadas para a promoção do diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos.

 

24 a 28 de abril | Brasília, Brasil
Saiba mais: emds.fnp.org.br

 

Congresso Cidades Resilientes – é o fórum global sobre resiliência e adaptação urbana, que se reúne anualmente em Bonn, na Alemanha. A série de congressos fornece uma plataforma internacional para o compartilhamento das últimas informações, boas práticas, desafios e inovações para tornar as cidades mais resilientes. Desde 2016, o evento também oferece a oportunidade para acompanhar o progresso local das metas relacionados à resiliência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os resultados apresentam um panorama anual do estado da resiliência urbana, com base nas discussões e desdobramentos de anos anteriores.

 

 

4 a 6 de maio | Bonn, Alemanha
Saiba mais em: resilient-cities.iclei.org

 

Fórum Brasil de Gestão Ambiental (organizado pela ANAMMA)

 

 


10 a 12 de julho | Campinas, Brasil
Saiba mais em: anamma.org.br

 

23a Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (COP23) – Neste ano, a Conferência anual que tem como foco discutir as mudanças climáticas e conter o aumento da temperatura média global será realizada em Bonn, na Alemanha, sede da UNFCCC e do Secretariado Mundial do ICLEI. A COP23 será presididade pelo Governo das Ilhas Fiji.

 

6 a 17 de novembro | Bonn, Alemanha
Saiba mais em: newsroom.unfccc.int/cop-23-bonn

De olho no próximo ano

 

 

Realizado a cada três anos, o Congresso Mundial ICLEI reúne centenas de governos locais e subnacionais, agências governamentais, financiadores e outros parceiros de todo o mundo para estabelecer uma agenda com o objetivo de globalizar a sustentabilidade nas cidades. De 19 a 23 de Junho de 2018, o evento será sediado na cidade de Montreal, no Canadá.

 

É a principal reunião para as cidades e regiões da Rede ICLEI que têm realizado ações cada vez mais vigorosas na agenda urbana sustentável, espaço no qual se promove a conexão com colegas, fomenta parcerias e troca de informações, experiências e boas práticas.

 

Acompanhe todos os eventos e as atualizações ao longo do ano em nossa página de Eventos

Tags: