Entes argentinos se reúnem para discutir energia renovável

Encontro Nacional do projeto 100%RE reúne diferentes níveis de governo e setor privado

07 de dez de 2020

Crédito: Reprodução

A energia renovável é a energia proveniente de recursos renováveis, como a bioenergia, geotérmica, hidrelétrica, oceânica, solar e eólica. A meta de ter 100% de energia renovável em um determinado local, região ou país significa tornar derivadas de recursos renováveis todas as fontes para atender a todas as necessidades de uso final de energia.

 

Para auxiliar a atingir este objetivo, o projeto 100% Renováveis: rota para cidades e regiões, implementado pelo ICLEI e financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI), oferece apoio aos governos de nível nacional e regional com o intuito de promover um movimento em direção a estratégias 100% RE com maior conscientização e envolvimento das partes interessadas nos países do sul global. 

 

“Energia é um tema de nível estratégico nacional com repercussão no nível dos estados e muito presente na dinâmica das cidades, pela perspectiva do consumo e da geração. Esta primeira reunião nacional é muito importante pois foi pensada pela perspectiva multiatores que nós do ICLEI prezamos em todos os projetos de cooperação” pontua Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI, na abertura da primeira reunião do Grupo Assessor Nacional da Argentina, que aconteceu na última quarta-feira (02/12).

 

O evento, realizado de forma virtual em virtude das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, reuniu entes de diferentes níveis de governo e setor privado e teve o intuito de explorar como o nível nacional poderia facilitar a transição energética e o projeto em Avellaneda, La Plata e Rosário, especialmente em relação às alternativas de financiamento para governos locais; explorar oportunidades estratégicas para obter financiamento; e discutir o status dos projetos para identificar desafios, facilitadores e processos-chave, levando em consideração o alinhamento com as metas e planos nacionais.

 

“A grande presença de atores do setor financeiro hoje não é acaso. Este é o espaço de encontro que queríamos criar, para apresentar projetos sustentáveis e catalisar oportunidades” afirma Maria Julia Reyna, diretora do ICLEI Argentina, referindo-se a presença de representantes de organizações como o Banco de la Nación, o Banco de la Provincia de Buenos Aires, BICE, ADEBA, ABAPPRA e o Protocolo Finanzas Sostenibles Argentina.

 

Ainda durante o encontro, Marco Massacesi, da Red Argentina de Municipios frente al Cambio Climático (RAMCCC), apresentou um panorama do cenário nacional e explicou que 53% das emissões totais de gases de efeito estufa no país vem do setor de energia. ”Se faz necessário portanto o desenvolvimento de diferentes estratégias para abordar cada um dos setores e obter melhores resultados” concluiu.

 

Para Dionísio Scarpin, prefeito de Avellaneda, Santa Fe, eleita cidade modelo do projeto: “Os governos locais são os melhores instrumentos para implementar na prática esse tipo de ação”. 

 

Tags: