“Do Chile ao Reino Unido – O caminho para Glasgow: consolidação e outras contribuições para implementação das NDCs” foi um dos painéis da COP25 na terça-feira

Este evento se concentrou no papel que os subnacionais estão desempenhando para reunir os recursos

11 de dez de 2019

Carolina Schmidt, Ministra do Meio Ambiente do Chile e Presidente da COP25, no painel Do Chile ao Reino Unido - O caminho para Glasgow

Por meio de um diálogo entre as principais autoridades governamentais locais, redes de governos locais e organizações que apoiam à Ação Climática Local, este evento buscou dar continuidade ao papel cada vez mais significativo que cidades e governos locais assumiram no contexto das negociações climáticas globais, e determinar como atingir um conjunto de metas e métricas concretas ao longo do caminho para Glasgow em 2020.

 

Este evento se concentrou no papel que os subnacionais estão desempenhando para reunir os recursos, a vontade política e formar as coalizões necessárias para apoiar os esforços nacionais no sentido de aumentar a ambição e adotar as medidas necessárias para alcançar objetivos consistentes para a meta de temperatura global de 1,5 °C.

 

De acordo com o Relatório Especial do IPCC, limitar o aquecimento global a 1,5 ° C “exigiria transições rápidas e de longo alcance nos usos de energia, uso da terra, urbanização e infraestrutura (incluindo transportes e edifícios) e sistemas industriais”.

 

As cidades consomem mais de dois terços de energia global, representando mais de 70% das emissões globais de GEE. Será impossível cumprir as metas climáticas sem os compromissos e ações dos governos locais.

 

Estima-se que as cidades signatárias do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM) sejam cruciais para atender aos requisitos de redução de emissões. Por exemplo, na Europa, as cidades contribuirão com até 30% das reduções totais de emissões de GEE de todas as metas de redução da UE até 2020 (em comparação com 2005).

 

Cidades e governos subnacionais de todo o mundo estabeleceram metas ambiciosas e demonstraram liderança em uma série de questões, desde energia, transporte, gestão de resíduos e economia circular, até infraestrutura verde, soluções terrestres e baseadas na natureza e resiliência e adaptação local. Frequentemente com co-benefícios importantes, incluindo a melhoria da eqüidade local, novas oportunidades de emprego ou melhoria da qualidade do ar e bem-estar social, entre outros.

 

No entanto, pouquíssimos Governos Nacionais integraram efetivamente essa ação multinível no estabelecimento de metas, contabilizando contribuições da cidade, e nem envolveram subnacionais nos processos de implementação, resultando em uma oportunidade perdida de ação climática mais forte ou melhorias para um desenvolvimento sustentável mais amplo.

 

 

As organizações membros dos Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA) e parceiras destacaram um caminho claro de liderança subnacional e a crescente necessidade de integração em vários níveis. Através do círculo eleitoral da LGMA, a plataforma NAZCA, o Talanoa Dialogues, o segmento de Assentamentos Humanos da Parceria de Marrakech, entre outros, os subnacionais se tornaram parte integrante do processo da UNFCCC.

 

Ao mesmo tempo, por meio de esforços das redes de governos municipais e subnacionais, como GCoM, ICLEI, C40, UCLG, Under2Coalition, US Climate Alliance e Alliances for Climate Action, entre outros, os subnacionais fortaleceram seus compromissos e capacidades, e consolidaram um papel fundamental tanto no aumento da ambição quanto na implementação de ações climáticas.

 

O painel contou com comentários iniciais de Carolina Schmidt, Ministra do Meio Ambiente do Chile e Presidente da COP25 e a presença de Claire Perry O’Neil presidente da COP26; Ashok Sridharan, prefeito de Bonn, Alemanha e Presidente do ICLEI; Luis Alfonso de Alba, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU e moderador Manuel Pulgar, Diretor de Práticas de Energia e Clima do WWF.

 

*Conteúdo foi traduzido do original no portal cities-and-regions.org