Desafios da agenda climática na América Latina são apresentados ao Reino Unido

Organizado por entidades britânicas, evento deu voz para as cidades latino-americanas falarem sobre seus desafios na busca pela neutralidade de carbono

18 de mar de 2021

Crédito: Julius Baer

Anfitrião da COP-26, a ser realizada em 2021, e com ambiciosas metas de neutralidade de carbono, o Reino Unido pretende não apenas se transformar internamente, mas também trabalhar em conjunto com parceiros em todo o mundo para cumprir os compromissos climáticos globais. 

 

Anunciado em novembro de 2020, o Plano de Dez Pontos para Revolução Industrial Verde é uma indicação clara da importância desse tópico, e representa uma oportunidade de parceria com cidades latino-americanas que buscam acelerar a redução de emissões e uma mudança para a adoção de energia renovável.

 

Em parceria com o Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento do Reino Unido e a The Business of Cities, a Connected Places Catapult organizou o evento “Desafios e oportunidades de inovação urbana em neutralidade de carbono na América Latina”, que deu voz para as cidades latino-americanas falarem sobre seus desafios na busca pela neutralidade de carbono.

 

Fiona Clouder, embaixadora regional do Reino Unido para a COP-26, observa que para estabelecer uma maior qualidade de vida, as ações locais são fundamentais. “Para a COP-26 as cidades têm um papel muito importante, e queremos trabalhar de maneira conjunta em temas ambiciosos, inovadores e coletivos.

 

Representando entidades que trabalham com soluções inovadoras para enfrentar os problemas relacionados ao clima na região, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, participou do evento.

 

“Compreendemos a neutralidade de carbono na nossa região como uma transição socioeconômica. Ela implica em apropriação política e perspectiva transversal de ação, além de uma ação articulada multinível”, afirmou Perpétuo, que apresentou as experiências do Urban-LEDS II e do LEDS Lab implementados em cidades brasileiras e colombianas. “A pandemia nos deu clareza de que temos que desenvolver uma relação mais harmônica com a natureza e a biodiversidade. Sendo a América Latina a região mais urbanizada do mundo, é preciso fortalecer políticas públicas que permitam essa aproximação.”

 

O evento contou ainda com prefeitos e representantes de governos locais do Chile e da Colômbia, que falaram dos desafios locais em busca da neutralidade de carbono, como a transição energética e a gestão de resíduos sólidos. Participou também Matheus Ortega, assessor da C40 para Salvador, que falou sobre a elaboração do Plano de Ação Climática da capital baiana.

 

“As cidades têm que tomar consciência de seu poder. Os governos locais são fundamentais para a implementação de metas globais”, finalizou Perpétuo.