De La Paz a Bonn: como parcerias entre cidades fortalecem a ação climática

Reforçando essa ideia, os governos locais estão intensificando suas ações, e estabelecendo parcerias entre cidades

15 de nov de 2017

Foto: Secretariado Global ICLEI

O Acordo de Paris reconhece o papel que as cidades, estados e regiões podem desempenhar no enfrentamento às mudanças climáticas e a preparação para os seus efeitos. Reforçando essa ideia, os governos locais estão intensificando suas ações, e estabelecendo parcerias entre cidades – mecanismo que as permite planejar e implementar ações climáticas a nível local e aprender através do intercâmbio de conhecimento e boas práticas.

 

A iniciativa Parcerias Climáticas Municipais, organizada pela Engagement Global, é uma forma de as cidades conectarem-se para construir cooperações Norte-Sul que fortaleçam a ação climática global. A iniciativa junta municípios alemães com municípios do Sul Global para identificar áreas potenciais de colaboração e planejar ações conjuntas.

 

Por exemplo, as cidades de Bonn, na Alemanha, atual sede do Secretariado Mundial do ICLEI, e La Paz, na Bolívia, cidade membro do ICLEI América do Sul, têm trabalhado conjuntamente e aprendendo entre si desde 2002. Mariana Daza von Boeck de La Paz afirmou que “o papel e a responsabilidade das cidades e municípios estão crescendo. Estamos trabalhando com atores locais para ajudar a construir a resiliência urbana”. Essa parceria de 15 anos evoluiu para se concentrar cada vez mais na ação colaborativa com relação ao clima, incluindo preparação para desastres e energias renováveis.

 

Por meio desse intercâmbio, as parcerias entre cidades estão criando capacidades para se adaptar às mudanças climáticas, com foco no engajamento e conscientização dos cidadãos e no fortalecimento da cooperação internacional, construindo relacionamentos duradouros ao longo do tempo.

 

Em 2007, Bonn ajudou a facilitar o financiamento do Governo Federal da Alemanha para implementar um sistema de alerta para inundações e deslizamentos de terra na capital boliviana. Atualmente, Bonn e La Paz estão iniciando um projeto de três anos, promovido pela Engagement Global, com foco em estratégias de energias renováveis.

 

La Paz também está trabalhando para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e seus efeitos, tanto para a equipe municipal, como para os residentes da cidade. Eles realizaram um estudo de referência com as autoridades municipais para avaliar o nível de conhecimento sobre mudanças climáticas e estão trabalhando para educar funcionários para que a temática possa ser incorporada no planejamento em todos os níveis.

 

A necessidade de engajamento e conscientização do cidadão ficou em evidência este ano, quando La Paz experimentou uma seca devastadora. Grande parte da cidade ficou sem uma fonte de água confiável por quase três meses. Em meio à crise, La Paz iniciou uma campanha pública de engajamento para educar os moradores sobre gestão e consumo de água.

 

Mariana Daza von Boeck, do Departamento de Assuntos Ambientais de La Paz, deixou claro que “a sociedade precisa lutar contra as mudanças climáticas – não é apenas responsabilidade do governo; todos nós temos que nos envolver. Em algumas cidades, as partes interessadas têm maior consciência, mas, em muitas partes da América Latina, esse processo é mais recente do que na Alemanha “.

 

Essas alianças fortalecem a cooperação internacional em matéria de clima a nível local. Verena Schwarte, da cidade de Bonn, expressou que a relação com La Paz os ajuda a entender como seus esforços climáticos podem se encaixar em um contexto global. Essas relações duradouras são fundamentais no fortalecimento da colaboração internacional pelo clima e no impulso para alcançar o ODS 17, que pede por parcerias globais renovadas para o desenvolvimento sustentável.

 

* Tradução de texto publicado no CityTalk Blog, do ICLEI. Acesse o conteúdo original em inglês. Artigo baseado nas discussões de sessão realizada na COP23, no dia 8 de novembro.