COP25 se inicia: em tempos de emergência climática, uma oportunidade

Os governos nacionais podem fazer isso apenas se levarem em consideração as cidades e regiões nesses NDCs revisados.

08 de dez de 2019

Reprodução

* Mensagem de Yunus Arikan – Diretor Global de Advocacy, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e Ponto Focal do Grupo Constituinte de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA)

 

Os governos locais e regionais são uma presença extensa e diversificada na COP deste ano, mostrando a profundidade de nosso compromisso com a solução da crise climática. Essa forte representação demonstra que nós, como círculo eleitoral, estamos totalmente por trás da implementação do Acordo de Paris. Estamos trazendo para a COP25 nossa experiência imensamente rica no campo climático – desde soluções baseadas na natureza até economia circular, desde finanças até liderança de jovens.

 

O círculo eleitoral dos governos locais e regionais conseguiu trabalhar em estreita colaboração com a Presidência chilena da COP25 nos últimos meses, o que tem sido um sinal promissor do nosso papel nas negociações. A COP deste ano é nossa última chance de comunicar a urgência de tornar os NDCs dos países compatíveis com o Acordo de Paris antes de atingirmos as metas revisadas no próximo ano. Os governos nacionais podem fazer isso apenas se levarem em consideração as cidades e regiões nesses NDCs revisados.

 

Os milhares de governos locais e regionais que declararam emergências climáticas estão usando esse momento para elevar o desafio geral da sustentabilidade de maneira que não conseguimos antes, para mostrar nosso compromisso com a transformação para um futuro mais sustentável. Siga as histórias de #COP25 de cidades e regiões nessas repescagens diárias e participe da conversa neste #timeforaction!