A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro se reuniu nesta quinta-feira (05/08), com representantes de organizações de diversos setores, como ICLEI América do Sul e Brasil, Anglo American, Instituto Espinhaço, Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Governo do Estado de Minas Gerais e Consulado do Reino Unido para afirmar seus compromissos com a agenda climática durante o evento “Conceição do Mato Dentro Sustentável”.
Na ocasião, a cidade afirmou seu comprometimento através da adesão às grandes campanhas de engajamento de governos subnacionais às agendas de mudança do clima e proteção da biodiversidade: a Race to Zero, campanha global da ONU que visa reunir empresas, instituições de ensino, investidores e governos subnacionais em torno do compromisso de atingir a neutralidade de emissões de carbono até 2050; e a Declaração de Edimburgo, documento de posicionamento dos governos locais em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020, que será adotado durante a realização da 15ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (CDB).
Para José Fernando Aparecido de Oliveira, prefeito de Conceição do Mato Dentro, a cultura da vida pós-pandemia é pautada na recuperação econômica verde. “Nesse sentido estamos construindo um futuro pautado na sustentabilidade, e os acordos globais assinados começam a desenhar essas ações hoje, e colocam nosso município em evidência como cidade mineradora que se preocupa com a sustentabilidade e com o seu patrimônio natural, e ressaltam a importância e os valores de fazer mineração com sustentabilidade, segurança e diversificação econômica”.
A cidade de Conceição do Mato Dentro, localizada no interior de Minas Gerais, considerada a capital mineira do ecoturismo tem como principal atração a Cachoeira do Tabuleiro (considerada pelo Guia 4 Rodas de 2005 como a cachoeira mais bonita do Brasil) e recebe hoje um dos maiores empreendimentos de produção de minério de ferro, o Minas-Rio, da mineradora inglesa Anglo American. Trata-se de um empreendimento com logística integrada, que, por meio de um mineroduto de 529 km, leva o minério produzido na cidade, e no município de Alvorada de Minas, até o Porto do Açu, no Rio de Janeiro.
Obtidos exclusivamente da natureza, a partir de plantas, animais ou minerais, os ativos naturais podem servir como matérias-primas que contribuem com a potencialidade econômica e com o desenvolvimento de produtos de diversos segmentos industriais.
Ao entender as oportunidades desses recursos para o desenvolvimento econômico local e para a conservação da natureza no território, Conceição do Mato Dentro, associada ao ICLEI desde 2018, iniciou um novo capítulo em sua trajetória de sustentabilidade, através do diálogo e colaboração com a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e outros níveis de governo para orquestrar uma visão de futuro que priorize o desenvolvimento social e econômico sustentável da região.
“O princípio para um desenvolvimento econômico descarbonizado é a apropriação política, que se materializa hoje com a assinatura dos acordos globais, e o segundo é transversalidade e possibilidade de todas as políticas públicas receberem o olhar da emergência climática e da preservação da biodiversidade”, afirma Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.
Conceição de Mato Dentro e o ICLEI América do Sul
Em 2018 a cidade se comprometeu com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, e participou, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Conferência sobre Conservação da Biodiversidade no Nível Local: Experiências com Áreas Protegidas Locais no Brasil, Colômbia, Equador e Peru, realizada em Quito (Equador), no âmbito do projeto Áreas Protegidas Locais.
Também foi sede e apoiou a organização da edição mineira do evento “O Brasil que cuida de suas águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas”, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Espinhaço.