Estado de São Paulo adere à campanha global Race to Zero

Associado ao ICLEI desde 2005, estado participou de eventos importantes relacionados com a agenda climática, como a COP22, em Marrakesh, no Marrocos; e a COP23, em Bonn, na Alemanha.

20 de jul de 2021

Crédito: Augusto Oazi

Nesta terça-feira, 20 de junho, o estado de São Paulo aderiu oficialmente à campanha Race to Zero, agenda global que tem a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A ação será um dos principais temas da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que acontece em novembro em Glasgow, na Escócia.

 

A solenidade contou com a presença virtual do Governador João Doria , que assinou o decreto que será publicado ainda nesta semana. Em seu discurso, o governador assegurou o compromisso estadual diante de ambientalistas, organizações internacionais e o Embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson. 

 

“O decreto assinado neste evento marca a adesão definitiva de São Paulo à campanha mundial Race to Zero e estabelece que o estado tem um plano de ação climática até 2050 para ser obedecido. Neste plano, nós estabelecemos metas intermediárias para o período de 2030 a 2040, avançando de forma escalonada e previsível com as medidas de redução de emissão de carbono no estado de São Paulo”, afirmou Doria.

 

“Conforme dados da ONU, o estado de São Paulo se junta a mais de 700 cidades, 30 regiões e 120 países que aderiram à campanha Race to Zero. Já são mais de 3 mil empresas, 620 universidades e 170 investidores comprometidos com a meta em diversos locais do mundo. Esta é uma ação importantíssima para preservarmos o planeta para as futuras gerações”, disse o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido

 

Com a adesão ao programa da ONU, São Paulo vai fixar novas metas e soluções para energias renováveis, restauração florestal, agricultura de baixo carbono, bioeconomia, proteção da biodiversidade, controle e prevenção da poluição, qualidade do ar, transportes sustentáveis, segurança hídrica, saneamento ambiental, municípios resilientes e cidades sustentáveis.

 

“A adesão às campanhas Race to Zero e Race to Resilience via decreto é um marco para a transição rumo a uma economia mais sustentável. Estamos alinhados com a Embaixada e o Consulado do Reino Unido para termos uma participação bastante significativa durante a COP26”, destacou o Secretário de Relações Internacionais, Julio Serson. 

 

Aquecimento global 

De acordo com relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estima-se que as atividades humanas tenham causado cerca de 1°C de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais, com uma variação de 0,8°C a 1,2°C. É provável que o aquecimento global atinja 1,5°C entre 2030 e 2052, caso continue a aumentar no ritmo atual.

 

“Como anfitriões da COP26, parabenizamos o governo paulista pela liderança em tornar lei seu compromisso de zerar emissões líquidas de carbono até 2050, incluindo metas intermediárias para 2030 e 2040, e de buscar medidas de adaptação por meio das campanhas Race to Zero e Race to Resilience”, afirmou o Embaixador Britânico no Brasil, Peter Wilson. 

 

Plano de ação

O Governo do Estado já elaborou um relatório denominado “Ações Prioritárias da Trajetória de Descarbonização de São Paulo”, em parceria com a Coalizão Under 2, comunidade global de governos comprometidos com ações climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. O grupo deverá publicar o documento chamado “Plano de Ação Climática Net Zero 2050” em até 12 meses. 

 

Sobre a Race to Resilience

A adesão do Governo de São Paulo à Campanha Race to Resilience firma o compromisso para elaboração da Análise de Riscos e Vulnerabilidade Climática, que será detalhada no Plano de Adaptação Climática, com previsão de entrega em 18 meses.

 

São Paulo também já desenvolve o projeto Municípios Resilientes, que apoia a formulação de planos municipais de adaptação climática por meio da base estadual de geodados do estado, em parceria com a agência alemã de cooperação GIZ.

 

Sobre a Race to Zero

A campanha reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050, organizada pelo Secretariado de Mudanças Climáticas das Nações Unidas em preparação para a COP26. Até o momento, a campanha reúne 454 cidades, 1397 empresas e 569 universidades. 

 

Sobre a COP26

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) é a principal cúpula da ONU para debater as questões climáticas,e, este ano, tem pretensões ambiciosas e inclusivas, buscando acelerar a ação em direção aos compromissos do Acordo de Paris: frear o aquecimento global e impulsionar a transição a um desenvolvimento neutro em carbono.