BIODIVERSIDADE IMPORTA

 

Nos últimos 50 anos, a perda de biodiversidade e a deterioração aumentam em uma escala sem precedentes e os maiores impulsionadores diretos são a mudança do uso do solo e do mar e sobre-exploração dos recursos naturais. Os impulsionadores indiretos, baseiam-se em valores e comportamentos sociais que incluem padrões de produção e consumo prejudiciais ao meio ambiente, dinâmicas e comportamentos da população humana. 

 

Em um mundo cada vez mais urbanizado, a conversão de habitats em áreas urbanas leva a uma perda significativa de biodiversidade nas cidades.

 

Diante de todos esses desafios, o ICLEI América do Sul, tendo como gancho o Dia Mundial da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, irá destacar a importância de ações desenvolvidas pela organização e sua Rede de associados com o objetivo de reduzir a perda e ampliar as ações que protejam a biodiversidade e os ecossistemas urbanos, que sustentam os principais aspectos das economias locais, o bem-estar e a resiliência das comunidades locais. 

 

Os anos de 2020 e 2021 são decisivos para a biodiversidade no Brasil e no mundo, durante a 15ª Conferência das Partes (COP15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) será realizada em Kunming, capital da Província de Yunnan, no sudoeste da China, as organizações de todo o mundo pretendem garantir um novo marco global para Biodiversidade com metas ambiciosas para que a humanidade consiga viver em harmonia com os recursos naturais fornecidos pelo planeta até 2050. 

 

Redes Sociais ICLEI América do Sul: 

 

FAÇA PARTE DA CAMPANHA

Acompanhe as nossas redes sociais para entender como a preservação da biodiversidade pode contribuir para a construção um futuro mais verde, justo e sustentável. Compartilhe os materiais usando a hashtag #biodiversidadeimporta e marque o ICLEI América do Sul em suas publicações.

DESTAQUES

Kit de divulgação

Compartilhamos a seguir um kit de divulgação com diversos materiais gráficos que podem ser utilizados para disseminação da campanha nas redes sociais. Não esqueça de utilizar a hashtag #biodiversidadeimporta e marcar o ICLEI América do Sul em suas publicações.

10 motivos para preservar a biodiversidade na sua cidade

Lista de 10 motivos para as cidades preservarem a biodiversidade ao nível local de modo a reduzir a perda e ampliar as ações que protejam a biodiversidade e os ecossistemas urbanos, que sustentam os principais aspectos das economias locais, o bem-estar e a resiliência das comunidades locais.

Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade da Região Metropolitana de Campinas

O Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), lançado no dia 08 de Abril, reúne um conjunto de ações que serão implementadas pelos municípios da região com o objetivo de destacar um novo paradigma para a gestão regional da biodiversidade e a promoção dos serviços ecossistêmicos.

Como estados e municípios podem reforçar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável?

"A implementação de ações efetivas de preservação da biodiversidade está diretamente ligada com a capacitação e formação de líderes públicos que coloquem a agenda sustentável no cerne de sua atuação", escrevem Sophia Picarelli, gerente de Biodiversidade e Desenvolvimento Circular, Roberto Rusche, coordenador de Biodiversidade, e Tadeu Barros, diretor de operações do CLP.

Como é trabalhar com biodiversidade no país mais biodiverso do mundo?

Para o ICLEI desenvolver projetos de promoção e conservação da biodiversidade, engajar-se em ações alinhadas ao desenvolvimento urbano sustentável, fortalecer estratégias voltadas à recuperação da natureza representa estar alinhado com objetivos de diferentes organizações ao redor do mundo.