Como é trabalhar com biodiversidade no país mais biodiverso do mundo?

Equipe ICLEI fala sobre os desafios e oportunidades de trabalhar no país mais biodiverso do mundo

20 de maio de 2021

Crédito: Jonathan Borba

O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do mundo. Estima-se que em território nacional estejam de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, ocupa o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. Sua flora é composta por aproximadamente 50 mil espécies diferentes, sendo que: os mamíferos totalizam 530; anfíbios, 517; aves, 1.677 espécies; os répteis somam 468; além de 1,5 milhão de insetos. Entretanto, estes dados podem ser ainda maiores, pois existem milhares de espécies ainda não catalogadas no país.

 

Entre os principais fatores responsáveis por essa variedade biológica no Brasil estão a sua extensão territorial e seus diferentes climas. O território brasileiro é o quinto maior do mundo, sua área é de 8.514.876 km², possui grandes extensões de matas tropicais (locais que apresentam grande biodiversidade) como a floresta Amazônica, a mata Atlântica e o Pantanal. São seis os tipos climáticos presentes no Brasil: Equatorial, Tropical, Tropical de Altitude, Tropical Atlântico, Subtropical e Semiárido. Essa variedade proporciona a adaptação de diferentes espécies, além de uma grande diversidade ecológica no território nacional.

 

 

Equipe de Biodiversidade do ICLEI em visita de campo à APA em Campinas (SP).

 

A partir deste contexto e no marco do Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, perguntamos para a equipe de Biodiversidade do ICLEI: “Como é trabalhar com biodiversidade no país mais biodiverso do mundo?”.

 

Confira abaixo as respostas: 

 

“Lidar e trabalhar diretamente com atividades que reequilibrem a relação entre o ambiente natural e humano é tanto uma urgência para o nosso bem-estar quanto para a recuperação do que podemos contribuir a outros povos, culturas, países e territórios. Conservar a biodiversidade brasileira, em cada campo de atuação, para além de um esforço local, é insistir sobre um projeto em que suas distintas parcelas ecossistêmicas celebram a riqueza de uma totalidade.”

 

Roberto Rusche, coordenador de Biodiversidade

 

“Trabalhar com biodiversidade em um país megadiverso como o Brasil é um desafio, mas, ao mesmo tempo, uma honra por saber que são inúmeras instituições atuando cada vez mais em conjunto, entendendo a diversidade de contextos locais e buscando engajar a sociedade para reconhecer e apoiar as ações de preservação ambiental. 

 

Me sinto privilegiada em poder trabalhar ativamente com áreas protegidas, serviços ecossistêmicos, Soluções baseadas na Natureza e tantas outras iniciativas que buscam fomentar a conservação dos ecossistemas, o uso adequado de recursos naturais e o combate à perda de biodiversidade através de ações a nível local, nacional e regional, para promover mudanças que buscam o bem-estar de todos os seres vivos, incluindo as populações humanas.”

 

Beatriz Barros, assistente de Biodiversidade

 

“É uma grande missão! Seguir reforçando no discurso e demonstrando na prática todos os benefícios e riquezas que a biodiversidade proporciona para as pessoas.”

 

Sophia Picarelli, gerente de Biodiversidade e Desenvolvimento Circular

 

“Trabalhar com biodiversidade no Brasil é colaborar para a conservação de uma enorme parte da vida no mundo, assim como para a manutenção dos benefícios trazidos por ela e suas diferentes formas. É reunir diferentes saberes, cooperar de maneira multidisciplinar e desafiar-se na construção de um diálogo inovador e holístico, que reúne política, economia, biologia, planejamento urbano e tantas outras áreas do conhecimento, em cada ação. Agir pelo reconhecimento e implementação da importância da biodiversidade nas diretrizes de desenvolvimento brasileiras, em todos os níveis, é uma aposta diária na capacidade de resiliência do ser humano e  de sua relação com a natureza.”

 

Thiago Bopp, estagiário de Biodiversidade

 

 

 

Para o ICLEI Brasil desenvolver projetos de promoção e conservação da biodiversidade, engajar-se em ações alinhadas ao desenvolvimento urbano sustentável, fortalecer estratégias voltadas à recuperação da natureza representa estar alinhado com objetivos de diferentes organizações ao redor do mundo. Embora os desafios que se colocam frente a estes processos, igualmente reconhecemos movimentos a favor de uma mesma direção: um planeta que convive, em equilíbrio, as variadas formas de vida relacionadas às pessoas e à natureza.