Bristol se torna a 500ª Cidade a reportar no Registro Climático Carbonn

A plataforma líder mundial para relatoria de ações climáticas de governos locais e subnacionais recebe hoje, com a participação da Cidade de Bristol

08 de dez de 2014

Reprodução

Lima, Peru: A plataforma líder mundial para relatoria de ações climáticas de governos locais e subnacionais – o Registro Climático Carbonn (cCR) – recebe hoje, com a participação da Cidade de Bristol, no Reino Unido, a 500ª cidade a apresentar relatórios. ICLEI, a rede de cidades que lidera a operação do Registro climático Carbonn, anunciou a entrada de Bristol hoje na Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas em Lima, que acontece entre os dias 1 e 12 de Dezembro na capital peruana.

 

Bristol é a Capital Verde da Europa em 2015 e a primeira cidade britânica a reportar no cCR. Agora, é parte da lista de cidades pioneiras que abraçaram a liderança e responsabilidade no combate local às mudanças climáticas, inspirando ações globais. Outras cidades precursoras são: Seul, Coréia do Sul; Rajkot, Índia; Belo Horizonte, Brasil; Hermosillo, México; Cidade do Cabo, África do Sul e Paris, França.

 

O Prefeito de Bristol, George Ferguson, comentou:

 

“Bristol planeja reduzir suas emissões em 40% até 2020. Nós já reduzimos 20% desde o ano base de 2005. Reportar os dados de nossas ações climáticas no Registro Climático Carbonn nos ajuda a rastrear nossas metas e inspira outras cidades e nações a introduzir metas mais ambiciosas e agir com urgência contra a pressão das mudanças climáticas. Queremos que participem e nos ajudem a combater o problema juntos. Mais de 50.000 bristolianos já estão envolvidos em nossas iniciativas verdes, conforme nos preparamos para nosso ano como a primeira cidade britânica sendo Capital Verde da Europa, em 2015. Estamos orgulhosos de nossa reputação como líder nacional e internacional no que se refere à sustentabilidade e esperamos influenciar grande parte da comunidade internacional para que façam muito mais.”

 

Atualmente o cCR mostra dados de 500 cidades, províncias e estados que representam mais de 12% da população urbana terrestre, abarcando o equivalente à mais de 2,8 gigatoneladas de CO2 por ano (GtCO2e/pa), relativas à emissões de gases de efeito estufa em comunidades

Em maiores detalhes, essas cidades pioneiras já reportaram um total de mais de 1.000 compromissos climáticos e energéticos (exibindo metas e objetivos), 1.000 inventários de gases de efeito estufa (mostrando que estão monitorando o progresso) e mais de 500 ações de mitigação e adaptação (mostrando que estão agindo).

 

O Secretário Geral do ICLEI, Gino Van Begin, mencionou:

 

“Os dados do cCR apresentam evidências crescentes de que governos locais e subnacionais estão efetivamente abordando as mudanças climáticas. Com o anúncio de Bristol como a 500ª cidade relatando no cCR esperamos impulsionar positivamente as negociações climáticas e ajudar a trazer resultados significativos das discussões em Lima, que depois servirão de base para o novo acordo climático a ser adotado em Paris em 2015.


Nós parabenizamos Bristol por intensificar suas ambições climáticas e por demonstrar os impactos potenciais das ações locais relatando no Registro Climático Carbonn.”

 

O Registro Climático Carbonn foi recentemente designado como repositório central do Compacto de Prefeitos. Lançado na Cúpula do Clima de 2014, em Nova York, o Compacto de Prefeitos é a maior iniciativa de Prefeitos e Oficiais de Cidades para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, relatar progresso e preparar-se para os impactos das mudanças climáticas.

 

Fatos sobre Bristol:

– Bristol está localizada no sudoeste da Inglaterra e tem uma população de aproximadamente 450.000 habitantes (quase 600.000 na região metropolitana). Bristol adotou um compromisso de longo prazo para melhorar o meio ambiente na cidade. Desde 2005 as emissões de carbono foram reduzidas em 20%, apesar da economia crescente. Isso fez de Bristol a cidade com menos emissões dentre as oito maiores cidades inglesas, excluindo Londres. A meta é reduzir em 40% até 2020, tomando como base as emissões do ano de 2005.

 

– O Sistema de Transporte Rodoviário de Bristol é responsável por 27% do uso de energia e 20% das emissões de CO2 da cidade, produzindo 1 tonelada per capita. Bristol dobrou o número de ciclistas nos últimos anos e está comprometida a dobrar novamente este número até 2020, comparado a 2010. Bristol pretende tornar-se a capital europeia da indústria de baixo carbono e apresentou crescimento de quase 5% da economia verde em 2012.

 

– A cidade investirá 500 milhões de Euros de seu orçamento em melhorias no transporte até 2015, e até 300 milhões em eficiência energética e energias renováveis até 2020. Estamos determinados a tornar Bristol uma das cidades mais habitáveis e ecológicas da Europa.

 

Fatos sobre o Registro Climático Carbonn:

 

• O Registro Climático Carbonn é a plataforma líder no mundo para relatoria de ações climáticas locais e subnacionais e reforça transparência, credibilidade e responsabilidade. Mais de 500 entidades no mundo inteiro, que representam mais de 12% da população urbana mundial, providenciam informações à plataforma.

 

• O Registro Climático Carbonn foi recentemente designado como repositório central do Compacto de Prefeitos. Lançado na Cúpula do Clima de 2014, em Nova York, o Compacto de Prefeitos é a maior iniciativa de Prefeitos e Oficiais de Cidades para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa, relatar progresso e preparar-se para os impactos das mudanças climáticas. Conforme termos do Compacto, as cidades deverão propor metas e objetivos e reportar o progresso no Registro Climático Carbonn.

 

• O Registro Climático Carbonn é referenciado no Artigo Técnico lançado pela UNFCCC. Na 10ª página, no 23º parágrafo do adendo, o Local Government Climate Roadmap é claramente salientado como uma colaboração global para a defesa do clima, junto com o Registro Climático Carbonn como a plataforma para relatoria climática de governos locais e subnacionais.