Aberto edital para patrocinadores, parceiros e mentores do Programa de Aceleração de Unidades de Conservação 2022

Interessados em participar da 3ª edição do programa, realizado em parceria com o Sense-LAB, têm até 15 de janeiro para enviar propostas

17 de dez de 2021

O ICLEI América do Sul, em parceria com o Sense-LAB, abriu nesta sexta-feira, 17/12, Edital para patrocinadores e parceiros para o Programa de Aceleração de Unidades de Conservação 2022. A chamada visa selecionar pessoas jurídicas interessadas em patrocinar e/ou apoiar técnica e institucionalmente a terceira edição do Programa, com previsão de execução ao longo de 11 meses. Os interessados devem encaminhar as propostas para o e-mail biodiversidade@iclei.org até as 18h do dia 15 de janeiro de 2022.

 

 

Desenvolvida desde julho de 2020, com o apoio do Sense-Lab, a Metodologia de Aceleração contou com contribuições de diversos especialistas de organizações como GIZ, Fundação Grupo Boticário,  DAP/MMA, UICN, ICMBio, Semeia, WWF e IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Nas duas edições anteriores do Programa, foram aceleradas sete Unidades de Conservação dos municípios de São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Santa Maria (RS), Caruaru (PE), Alcinópolis (MS), Niterói (RJ) e Conceição do Mato Dentro (MG).

 

 

Sobre o Programa de Aceleração de UCs

 

O Programa de Aceleração de Unidades de Conservação tem como objetivo promover o olhar empreendedor e inovador na administração de áreas protegidas municipais e estaduais, a partir de aprendizado sobre instrumentos de gestão e sustentabilidade financeira. Também visa ao fortalecimento da gestão das áreas protegidas e à ampliação de suas capacidades de conservação da biodiversidade. 

 

 

A iniciativa impulsiona o desenvolvimento local sustentável dos territórios em que estão inseridas as Unidades de Conservação participantes, de forma equitativa e centrada nas pessoas, contribuindo para a recuperação econômica verde e geração de empregos.

 

 

Conforme o coordenador de Biodiversidade do ICLEI América do Sul, Roberto Rüsche, o Programa oferece diversos benefícios, como a formação de redes de colaboração entre as equipes participantes e mentores do programa; desenvolvimento de ferramentas personalizadas para monitoramento e priorização de atividades do cotidiano das UCs; e melhorias na gestão participativa dos conselhos gestores de cada unidade. “Há ainda outros ganhos para os gestores, como a ampliação das perspectiva, do alcance e do impacto que o aprimoramento da gestão das UCs pode efetivamente alavancar em termos de desenvolvimento local sustentável, sustentado pela atuação das  secretarias responsáveis, pelo trabalho dos gestores de UCs, e pelo próprio reconhecimento da sua importância no no âmbito das prefeituras e governos locais.”

 

 

Para cotas de patrocínio, contrapartidas e outras informações, clique aqui para acessar à íntegra do Edital.