Vice-prefeita do Recife assume presidência do GECLIMA da cidade

Entenda em cinco tópicos a governança climática do município que é exemplo no enfrentamento à crise climática

30 de mar de 2021

Crédito: Wesley D'Almeida

De acordo com o Quarto Relatório do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC), a cidade do Recife está entre as cidades mais vulneráveis ao aumento médio do nível do mar decorrente da mudança do clima.

 

Ciente das responsabilidades em promover a mitigação dos efeitos da crise climática e dos desafios que a cidade do Recife pode enfrentar, a gestão municipal assumiu o compromisso com um modelo de desenvolvimento social e econômico com bases sustentáveis e de baixo carbono para nortear a estratégia de promoção de um ambiente mais seguro e responsivo para as futuras gerações. A adoção de soluções, ferramentas e políticas inovadoras serão o instrumento para viabilizar compromissos e implementar programas específicos que garantam um novo paradigma para a cidade e para o estado.

 

Reconhecendo a necessidade de articulação do Poder Executivo Municipal com as instituições da sociedade civil organizada (setores comunitários, produtivos, não governamentais e dos organismos científicos, de pesquisa e ensino superior, etc) para o enfrentamento dos efeitos da mudança do clima e promoção da sustentabilidade; o Decreto nº 27, de 06/09/2013, formou o Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Recife – COMCLIMA e o Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas – GECLIMA. Ambas as instâncias foram criadas no contexto da implementação da primeira fase do projeto Urban-LEDS.

 

O COMCLIMA tem a finalidade de debater, compartilhar informações e subsidiar o município na formulação e desenvolvimento das políticas de sustentabilidade e redução dos impactos decorrentes das interferências antrópicas sobre o sistema climático.

 

O GECLIMA sempre foi composto por técnicos da Prefeitura da Cidade do Recife das diferentes secretarias que contribuem com dados e informações qualitativas para a realização do Plano de Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e seu monitoramento.  Já o CONCLIMA é formado pelos membros do GECLIMA e outros atores interessados na temática.

 

Nessa nova gestão esses espaços ganharam força com a representação política nas duas instâncias. Agora, a vice-prefeita, Isabella de Roldão, preside essa governança garantindo a transversalidade da temática nas demais pastas e a participação de secretários diretamente na implantação das ações e políticas.

Tags: