Sub-rede temática auxiliará governos locais na gestão de áreas protegidas

Considerando sua missão de multiplicar o conhecimento na temática e sua experiência na criação e gestão de sub-redes de governos subnacionais, o ICLEI América do Sul lançou a sua sub-rede temática de Áreas Protegidas Locais.

15 de jul de 2020

Considerando sua missão de multiplicar o conhecimento na temática e sua experiência na criação e gestão de sub-redes de governos subnacionais, o ICLEI América do Sul lançou a sua sub-rede temática de Áreas Protegidas Locais.

 

O anúncio ocorreu durante o II Encontro de Áreas Protegidas e Sustentabilidade, organizado pela Prefeitura de São Leopoldo (RS), realizado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, falou sobre a iniciativa e destacou a sua importância para a conservação e preservação do meio ambiente.

 

“O ICLEI América do Sul se orgulha muito de colocar na mesa uma sub-rede para que os municípios possam trocar experiências, ter acesso a instrumentos de financiamento e que consigam melhorar, coletivamente, os processos de gestão de suas Unidades de Conservação”, afirmou.

 

Idealizada no contexto do projeto regional Áreas Protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas a nível dos governos locais, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN), a sub-rede visa trazer continuidade às conexões e aprendizados gerados durante os quatro anos de projeto e ir além, multiplicando os aprendizados em conservação e preservação da biodiversidade.

 

A iniciativa está aberta a governos subnacionales engajados e/ou interessados na temática de biodiversidade, com foco em áreas protegidas locais e outras medidas de conservação. Visa ainda fornecer ferramentas a seus integrantes, para que qualifiquem a gestão de áreas protegidas. Assim, uma série de atividades serão ofertadas para além das conexões entre atores, tais como:

 

  • Compartilhamento de boas práticas;
  • Promoção de webinars;
  • Disseminação do conhecimento das metodologias de Cooperação e Aceleração para unidades de conservação;
  • Promoção de capacitações presenciais e/ou virtuais (e.g. ISE, SAMGe, CNUC);
  • Divulgação e chamadas para oportunidades oferecidas pelo ICLEI ou por parceiros;
  • Apoio na criação de perfil e utilização da plataforma CitiesWithNature;
  • Boletins periódicos com oportunidades de engajamento.

 

Quem pode participar?

 

A chamada para manifestação de interesse está aberta para todos os governos locais da América do Sul. A adesão ocorre a partir do atendimento a alguns requisitos, que incluem: 

 

  • Ter experiência na temática de áreas protegidas locais e/ou comprometimento em compartilhar experiências após ser contemplado com capacitações no tema;
  • Possuir uma ou mais áreas protegidas locais registradas no Cadastro Nacional ou, caso não exista cadastro em seu país, demonstrar sua formalização;
  • Comprometer-se a disseminar o conhecimento nas temáticas e reportar suas ações na plataforma do CitiesWithNature.

 

Se seu município se encaixa nessas características e possui interesse em integrar a sub-rede, inscreva-se através deste formulário. Após a análise de perfil e verificação do cumprimento dos requisitos, entraremos em contato. Em um primeiro momento, os municípios e estados reconhecidos pelo seu conhecimento avançado em áreas protegidas nos quatro países do Projeto Áreas Protegidas Locais (Brasil, Colômbia, Equador e Peru) serão convidados a integrar a sub-rede como pioneiros.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail projeto.apl@iclei.org

 

Webinar sobre metodologia de cooperação

 

A sub-rede temática de Área Protegidas Locais terá como uma de suas primeiras atividades um webinar para compartilhar os aprendizados da Metodologia de Cooperação entre Governos Locais. O evento virtual está previsto para o mês de agosto.