Sessão com Prefeitos marca o último dia da Semana do Clima em Salvador

Para alinhar iniciativas para uma ação climática integrada e colaborativa nos governos das cidades e dos países

23 de ago de 2019

Reprodução

No último dia da Semana do Clima da América Latina e Caribe o destaque foi para as cidades. No painel: Sessão com Prefeitos – Rumo a uma Ação Climática Integrada e Colaborativa, o prefeito da cidade de Salvador, ACM Neto, esteve acompanhado do prefeito do Recife e líder do Comitê Regional do ICLEI América do Sul, Geraldo Julio, do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, da Prefeita da cidade de Arima, Lisa Morris-Julian: Arima Central e o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

 

Para alinhar iniciativas para uma ação climática integrada e colaborativa nos governos das cidades e dos países (integração vertical) e entre as cidades da região (integração horizontal), as lideranças dessas setes cidades da América Latina, seis delas associadas à Rede ICLEI, relataram quais ações estão sendo implementadas no território delas para o enfrentamento à mudança do clima.

 

“Recife tem uma parceria de 6 anos com o ICLEI, rede de governos locais que atua no mundo inteiro, e eu tenho a alegria de ter sido convidado para liderar essa Rede na América do Sul. Essa parceria permitiu que nós fizéssemos um inventário de emissões com a metodologia mais avançada que existe e também um plano de redução de emissões. Já fizemos a primeira aferição e já começamos a estagnar as emissões de nossa cidade, então Recife já começa a cumprir com sua responsabilidade. Para cumprir os compromissos internacionais, só o governo nacional não vai ser suficiente na ação contra a mudança do clima. Estamos trabalhando muito para que o debate internacional inclua os municípios.”, manifestou durante sua intervenção o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

 

A atual situação da Amazônia não pode ficar de fora do debate integrado de governos, como foi comentado pelo Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que manifestou sua preocupação e fez um chamado para zelar pela preservação ambiental no país. “O mundo está preocupado com a Amazônia, o que acontece com ela é uma questão local, nacional e internacional. Não existe boa economia sem boas práticas de preservação ambiental. É uma ilusão pensar o contrário”, afirmou.

 

Em outra sessão, o Banco Mundial reuniu representantes de governos e instituições de desenvolvimento da América Latina e do Caribe para discutir as experiências dos países e as lições aprendidas sobre a implementação do NDC na região em diferentes níveis. A discussão se concentrou principalmente nos desafios de transformar NDCs em planos de investimento e identificar boas práticas.

 

“Procuramos enquanto rede ICLEI fazer com que haja integração entre os três níveis de governo para que nosso esforço seja de sintonia. O mundo vive uma emergência climática e o enfrentamento dessa situação não pode ficar para depois”, ressaltou Geraldo Julio.

 

Para encerrar os debates, a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), conduziu um painel compilando as principais mensagens que emergiram durante os dias do encontro.

 

O maior destaque foi relativo à necessidade de uma colaboração mais forte entre todos os níveis de governo, setor privado e sociedade civil para implementar os planos climáticos nacionais (conhecidos como Contribuição Nacionalmente Determinada, ou NDCs) e alcançar os objetivos do Acordo de Paris.

 

Além disso, também foram bastante abordados debates sobre financiamento, soluções baseadas na natureza, transporte e mobilidade sustentável, transformações da indústria, resiliência de áreas urbanas, energia limpa e renovável.