Reporte climático contribui para o avanço de políticas ambientais nas cidades

Sistema Unificado CDP-ICLEI inicia ciclo de reporte de dados de emissões de GEE de governos subnacionais

28 de abr de 2021

Crédito: Random Institute/Unsplash

O mês de abril deu início ao ciclo de reporte 2021 do Sistema Unificado CDP-ICLEI, plataforma que registra dados de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em nível subnacional. Nesta quarta-feira (28), um webinar realizado pelo ICLEI e CDP reuniu especialistas para abordar a importância do sistema de reporte na jornada das cidades para um futuro mais verde e sustentável.

 

Medir e reportar dados ambientais contribui para a elaboração de planos de redução e adaptação climáticas nas cidades. Ao ter acesso a essas informações, o CDP e o ICLEI tornam-se capazes de acompanhar os desafios e o progresso dos governos locais e regionais e capacitá-los em seus esforços diante da emergência climática. Em 2020, foram realizados 293 reportes de cidades na região da América Latina.

 

“Com esta iniciativa, pretendemos criar um caminho para que as cidades entendam seu compromisso com a questão climática e para fortalecer este trabalho tão complexo que é realizado a nível local”, destaca Rodrigo Corradi, Secretário Adjunto do ICLEI América do Sul.

 

Importância do processo


Ao apresentar dados robustos e padronizados, o Sistema Unificado CDP-ICLEI contribui para a tomada de decisões de investidores e impacta positivamente na confiança dos governos locais e regionais, contribuindo para a elevação de suas ambições em ações de mitigação e adaptação climáticas.

 

Durante o evento, Sara Amorim, Técnica Ambiental da Prefeitura de Sorocaba (SP), destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento do município. “Quando iniciamos o processo de reporte, começamos a pensar a respeito das questões climáticas. Isto nos dá uma ferramenta para avaliar e monitorar, além de ser uma forma de garantir a transparência das ações. A partir do momento em que a cidade decide tornar públicos seus dados, passa a aproximar parceiros que têm objetivos comuns. Mesmo que a parceria não seja oficialmente firmada, traz para o município outros atores engajados, o que é muito importante para o nosso desenvolvimento.”

 

O processo também traz oportunidades de visibilidade internacional. Com frequência, os dados da plataforma são utilizados para compor fichas técnicas e estudos de caso, de forma a compartilhar boas práticas e aprendizados para um número cada vez maior de gestores públicos. Além disso, trata-se de uma oportunidade de integrar uma rede de cidades comprometidas com a ação climática ao redor do mundo.

 

“O Sistema Unificado CDP-ICLEI é uma peça-chave para nós. A plataforma permite que façamos um diagnóstico preciso e, a partir disso, podemos planejar e direcionar recursos e esforços para ações climáticas e para o desenvolvimento da gestão pública”, destaca Victor Flores, diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Petrolina (PE).

 

A plataforma também é conectada a duas outras iniciativas: o Desafio das Cidades, do WWF, e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia que, a partir desses dados, certifica as cidades por meio de seu sistema de medalhas

 

Como funciona

 

Os municípios participantes devem responder a um questionário que, dividido em seis seções, aborda os seguintes temas: Introdução e Governança; Riscos e Adaptação; Mitigação; Oportunidades e Projetos; Energia, Transporte, Alimentos e Resíduos; e Segurança Hídrica. 

 

O CDP analisa os dados de todas as cidades e, ao final do processo, fornece comentários e avaliação das respostas. Com isso, objetiva-se o aprimoramento de ações com base em indicadores de adaptação e mitigação. 

 

Neste ano, também foram incluídas questões relacionadas ao impacto geral da Covid-19 sobre a ação climática e intervenções de recuperação pós-pandemia. 

 

Próximos passos

 

O período de reporte de 2021 ficará disponível até 29 de julho. A partir desta data, os dados reportados serão avaliados pelo CDP. 

 

Ao longo dos próximos meses, será realizada uma série de webinars relacionada aos temas de “Metodologia de pontuação do CDP 2021” (19/05); “Mitigação e Metas Baseadas na Ciência” (09/06); e “Adaptação” (30/06). Saiba mais.